Comunicação quântica: Paderborn lidera a revolução na segurança de TI!

Comunicação quântica: Paderborn lidera a revolução na segurança de TI!
A Universidade de Paderborn participa de um novo projeto conjunto único que visa melhorar significativamente a segurança de TI por meio da comunicação quântica. Este projeto, intitulado "QuantEpeater.net (QR.N)", será financiado com cerca de 20 milhões de euros do Ministério Federal de Educação e Pesquisa (BMBF) e deve ser realizado nos próximos três anos. Um total de 42 parceiros da ciência e da indústria está trabalhando no desenvolvimento e demonstração de novos conceitos para repetidores quânticos em faixas reais de testes.
O repetidor quântico é uma tecnologia essencial para a transmissão de informações seguras em distâncias maiores. No entanto, eles são mais complexos que o repetidor convencional porque os estados quânticos não podem ser copiados. A equipe da Universidade de Paderborn se concentra em particular na conversão de frequência quântica, que permite que diferentes plataformas de repetidores quânticos vinculem. Os grupos de trabalho envolvidos incluem os "Materiais e Componentes Optoeletrônicos", sob a direção do Prof. Dr. Dirk Reuter e a "Look Quantum Integrated", liderada pela Prof. Dra. Christine Silberhorn.
Desafios e soluções tecnológicas
O desenvolvimento de novas fontes de luz quântica baseadas em anotrruturas de meia -folha é o foco do projeto de pesquisa. Essas fontes de luz quântica são necessárias para o repetidor quântico de terceira geração. O Instituto de Sistemas Quânticos Fotônicos (PHOQS) também fornecerá tecnologias -chave fotônicas para comunicação quântica. O objetivo da pesquisa também é o desenvolvimento de métodos e protocolos cruzados para nós quânticos híbridos que suportam redes de comunicação existentes por meio de restrições quânticas.
A relevância dessas tecnologias vai muito além da pesquisa acadêmica. Os métodos de comunicação segura são cruciais para a proteção de infraestruturas críticas no futuro. Em uma sociedade moderna e liberal, a comunicação segura está se tornando cada vez mais importante. Isso é sublinhado pela ameaça de computadores quânticos que questionam os procedimentos criptográficos existentes.
Comunicação quântica no contexto global
De acordo com as descobertas da Sociedade Fraunhofer, as estratégias de comunicação quântica e criptografia à prova de quantidade desempenham um papel crescente na área de segurança de TI. A distribuição quântica da chave (QKD) é um elemento central que promete métodos de comunicação fisicamente seguros. As tentativas de audição podem ser reconhecidas imediatamente, o que aumenta a integridade da comunicação. Na prática, já existem aplicações comerciais e os primeiros projetos -piloto, como a iniciativa Qunet em Berlim, que conecta nós de rede.
Um estudo recentemente realizado da Fraunhofer ISI e da Universidade de Saarland ilumina a maturidade atual do mercado e os desafios no campo das tecnologias de comunicação quântica. A investigação mostra que o líder industrial em patenteamento é de cerca de 70%, o que enfatiza a importância estratégica dessa tecnologia. O mercado global de comunicação quântica aumentará para 5,8 bilhões de euros até 2030, o que implica taxas de crescimento anualizadas entre 15 e 25 %.
Details | |
---|---|
Quellen |