Política em mudança: o retorno de Trump e suas conseqüências para a Alemanha!

Das 75. Jubiläum der Gründung der Bundesrepublik Deutschland birgt 2024 zahlreiche politische Herausforderungen und Veränderungen.
O 75º aniversário da Fundação da República Federal da Alemanha em 2024 tem numerosos desafios e mudanças políticas. (Symbolbild/ANAG)

Política em mudança: o retorno de Trump e suas conseqüências para a Alemanha!

Hoje é 31 de dezembro de 2024. O 75º aniversário da fundação da República Federal da Alemanha termina com uma visão do próximo ano, o que trará inúmeros desafios. Já em 2024, muitos desses desafios foram debatidos.

Em 20 de janeiro de 2025, Donald Trump se mudará para a Casa Branca novamente e planeja assinar mais de 20 decretos em seu primeiro dia de cargo, que terá um impacto significativo na Europa e na Alemanha em particular. Entre as medidas planejadas incluem restrições à lei de imigração e um retorno aos combustíveis fósseis. O manuseio da guerra russa na Ucrânia também será afetado por esses decretos, o que também pode aumentar as tensões internacionais. Elon Musk também recomendou a alternativa para a Alemanha (AFD) o que poderia trazer possíveis mudanças no cenário político da Alemanha.

visões econômicas e políticas

A eleição de Bundestag 2025 será crucial para a orientação básica da política doméstica, mesmo que a maioria permaneça incerta, como mostra o exemplo da coalizão minoritária na Saxônia. Na Alemanha, os cidadãos demonstram grande interesse em tópicos locais, como assistência médica, assistência infantil, escolas e custos de vida. Isso também pode influenciar o humor na política nas eleições locais no norte da Reno-Westphalia em setembro de 2025.

Siegfried Russwurm, presidente cessante da Associação Federal da Indústria Alemã (BDI), expressa que a política em Berlim está frequentemente longe da vida cotidiana dos cidadãos. Para garantir a estabilidade da República até o final de 2025, a vala entre cidadãos e políticos deve ser superada.

Ao mesmo tempo, é evidente uma nova edição do duelo presidencial entre Joe Biden e Donald Trump. Apesar da falta de certeza sobre o resultado, Trump poderia tentar voltar às realizações das bidge, em particular a Lei de Redução da Inflação e a Lei de Infraestrutura. No passado, Trump fez repetidamente reivindicações falsas sobre a política climática, o que faz com que ele possa diminuir as medidas para combater as mudanças climáticas, mesmo durante um possível segundo mandato.

Outro aspecto é o plano de Trump de limitar os poderes da Autoridade de Proteção Ambiental (EPA) e promover o desenvolvimento de combustíveis fósseis. Isso também pode resultar em uma saída renovada dos EUA do acordo climático de Paris, que sobrecarregaria fortemente a política climática internacional. De acordo com uma análise, o poder de Trump sobre as autoridades federais não poderia ser absoluto, uma vez que muitas de suas medidas foram bloqueadas durante seu primeiro mandato.

Os republicanos já tentaram retirar as vantagens fiscais para energias renováveis ​​em abril de 2023, o que mostra que a política climática continuará sendo um componente central da agenda política nos próximos anos. O projeto de 2025 da Heritage Foundation e de outros ex-funcionários deve oferecer uma agenda coerente para um possível Trump-Amtszeit, enquanto Trump poderia tentar selecionar seu pessoal mais estratégia para evitar futuros escândalos.

Details
Quellen