Fraude fiscal no norte da Reno-Pesada: Grande ataque contra fraudadores de carrossel!

LBF NRW ermittelt gegen Karussellbetrüger in Nordrhein-Westfalen, die Millionen an Umsatzsteuer hinterzogen haben.
A LBF NRW está investigando fraudadores de carrossel no norte da Reno-Westphalia que evitam milhões de imposto sobre vendas. (Symbolbild/ANAG)

Fraude fiscal no norte da Reno-Pesada: Grande ataque contra fraudadores de carrossel!

Em 7 de fevereiro de 2025, o Escritório do Estado iniciou extensas medidas de pesquisa no norte da Reno-Orestfália para combater o crime financeiro (LBF NRW). Esses ataques fazem parte de um exame premente contra um suspeito de fraudadores de carrossel que, segundo estimativas, evitaram pelo menos 6 milhões de euros no imposto sobre vendas. A investigação está sob o nome de código "Holandês Windmill" e foi iniciada com base no conhecimento do Ministério Público Europeu em Roterdã.

No centro da investigação, há um revendedor de carros da North Reno-Westphalia, que usava veículos de empresas domésticas. Ele afirmou que recebeu faturas com um imposto de vendas comprovado, que afirmou como imposto de entrada e recebeu reembolsado. No entanto, os veículos foram vendidos como veículos de margem para empresas da Holanda e da Eslovênia. Neste sistema tributário de margem especial, o IVA é perdido para o preço de venda total quando o veículo é vendido por um indivíduo particular.

A mecânica da fraude de carrossel

A chamada fraude de carrossel, também conhecida como Marder Intra-Communidade (MTIC), é uma forma comum de fraude fiscal na UE, na qual várias empresas estão envolvidas em vários estados membros. Nesta fraude, um revendedor da cadeia de suprimentos não executa o imposto sobre vendas pago pelos clientes ao cargo de impostos. Por sua vez, os compradores reivindicam imposto de entrada e os recebem das autoridades fiscais, o que leva a uma perda significativa da receita tributária.

  • Descrição do negócio de carrossel:
  • As empresas foram vendidas para o intermediário Z em outros países da UE sem imposto sobre vendas.
  • Z vende as mercadorias para empreendedores u e deve pagar imposto sobre vendas, mas não o faz.
  • você vende as mercadorias de volta para S e recebe o reembolso do imposto de entrada do cargo de impostos.

O "Trader ausente", que neste caso funciona como intermediário, desaparece do mercado antes da data de vencimento do imposto sobre vendas. A estrutura de tais transações de carrossel dificulta a descoberta das práticas de fraude, pois elas estavam sendo cada vez mais empurradas pelas fronteiras. Freqüentemente, é de altos produtos, mas fisicamente pequenos, como telefones celulares ou chips de computador usados ​​nessas maquinações.

Efeitos e controle financeiros

Segundo estimativas, os países da UE perdem cerca de 50 bilhões de euros anualmente devido a fraude de carrossel, enquanto a Alemanha é afetada entre 5 e 14 bilhões de euros. O dano total por fraude de gangues organizadas dentro do sindicato é estimada em até 140 bilhões de euros anualmente. Essas somas consideráveis ​​ilustram a dimensão do problema.

Para combater a fraude, alguns países, incluindo a Alemanha, tomaram medidas. Em 2011, foi introduzido o procedimento de cobrança reversa para determinadas mercadorias, enquanto em 2013 a obrigação de fornecer evidências para entregas intra-comunitárias isentas de impostos. A Comissão da UE e o Comissário Econômico Pierre Moscovici também exigem reformas na pesquisa do IVA para interromper essas fraudes.

Um mandado de prisão foi emitido contra o principal suspeito das investigações e medidas atuais para garantir que os ativos fossem iniciados. O LBF NRW incluiu toda a investigação tributária do Norte da Reno-Pesada-Praça, sob o mesmo teto desde 1º de janeiro de 2025, que visa contribuir para o combate comprometido de crimes financeiros. É a primeira autoridade estatal desse tipo na República Federal da Alemanha e sublinha a crescente seriedade em lidar com a fraude tributária e suas estruturas criminais.

Os desenvolvimentos como parte da operação de "moinho de vento holandês" são observados intimamente observados pela administração financeira no norte da Reno-Westphalia, enquanto os países parceiros europeus também exortam maior cooperação para impedir efetivamente tais maquinações fraudulentas.

Details
Quellen