Helicóptero em ação: a inspeção das linhas de alta tensão começa!

Amprion überprüft von Mitte Januar bis Mitte März Freileitungen mit Infrarotkameras zur frühzeitigen Schadensdetektion.
De meados de janeiro a meados de março, a Amprion verifica linhas aéreas com câmeras infravermelhas para detecção de danos antecipados. (Symbolbild/ANAG)

Helicóptero em ação: a inspeção das linhas de alta tensão começa!

Em 16 de janeiro de 2025, o Amprion GmbH começou com inspeções de expansão máxima de tensão na região. O uso de helicópteros permite um controle eficiente das linhas que são operadas com tensões de 220 e 380 kilovolt. Os pisos começam em meados de janeiro e serão realizados até meados de março. Um total de cerca de 4.000 quilômetros de circuito está na área da rede Amprion no banco de teste, que se estende do Mar do Norte aos Alpes.

O principal objetivo dessas inspeções regulares é a detecção e correção precoce de possíveis danos às linhas aéreas. Uma tecnologia moderna é usada: câmeras infravermelhas montadas nos helicópteros. Os pilotos voam a uma altura baixa para inspecionar mastros e linhas. A velocidade de vôo está entre 30 e 40 km/h, o que permite uma verificação precisa das linhas.

Tecnologia inovadora para detecção de danos

A inspeção se concentra particularmente em danos na corda e anormalidades térmicas. Defeitos encontrados durante os vôos são registrados e avaliados antes de serem remediados por montadores. Danos graves são relatados imediatamente e imediatamente remediados. A termografia por infravermelho provou ser particularmente eficaz nos últimos anos e complementa significativamente os controles visuais e terrestres.

O uso de câmeras infravermelhas não apenas se expandiu para inspecionar as linhas de energia. De acordo com pce-instrumentos são cada vez mais usados ​​em serem usados ​​em diferentes. Os modelos mais recentes são menores e mais fáceis de usar, para que os usuários também possam se beneficiar da termografia sem ampla experiência. Isso abre aplicações em manutenção operacional, manutenção e até arquitetura.

Exemplos do uso de câmeras infravermelhas

As câmeras infravermelhas também são de particular importância nas áreas relevantes da segurança, como o teste de plásticos reforçados com fibra na indústria ou aviação automotiva. Aqui, a termografia infravermelha ativa ajuda a reconhecer erros estruturais ocultos em um estágio inicial. Essa tecnologia é um método de teste não destrutivo que torna os defeitos materiais visíveis, como impactos de ar ou água, delaminações ou corpos estranhos.

O teste é feito sem contato, pelo qual as diferenças de temperatura são geradas por pulsos de entrada de energia direcionados e depois perseguidos com a câmera infravermelha. Este método garante alta qualidade da documentação e permite uma reação imediata no caso de defeitos determinados. A avaliação digital das imagens térmicas ocorre de acordo com padrões rígidos como DIN EN 4179 e DIN EN ISO 9712, o que também garante a qualidade das inspeções.

Com essas inspeções e o uso de tecnologias avançadas, a AMPRION não apenas contribui para a segurança e a estabilidade da rede de energia, mas também para a eficiência de longo prazo do suprimento de energia na região.

Details
Quellen