Pastor da diocese de Münster suspenso por alegações de abuso!

Pastor da diocese de Münster suspenso por alegações de abuso!
Um padre da diocese de Münster foi suspenso por suas tarefas paroquiais devido a sérias alegações de abuso. Isso foi anunciado oficialmente pelo bispo Felix Genn. The affected priest, who most recently worked as a pastor in a parish in the Warendorf district, sees allegations of sexual abuse from 2000 and 2001. According to reports from RP online
A pessoa que levantou as alegações contra o padre recebeu compensação financeira como parte de um procedimento para reconhecer o sofrimento. Já em 2015 e 2019, havia indicações de comportamento cruzado do sacerdote, mas esses procedimentos anteriores foram publicados devido à falta de evidências suficientes. A investigação preliminar da lei da igreja também não forneceu nenhum novo conhecimento. De acordo com novas informações do processo de reconhecimento, no entanto, o caso foi verificado e entregue ao promotor público, que iniciou um novo exame preliminar, mas que está sendo restaurado atualmente até que as investigações do estado sejam concluídas.
Estudos sobre abuso sexual na diocese de Münster
No contexto desses eventos, o exame abrangente da violência sexual na diocese de Münster é de importância central. Desde 1º de outubro de 2019, uma equipe de cinco historiadores do Westphalian Wilhelms-Universität Münster vem trabalhando para lidar com casos de abuso no período de 1945 a 2020. A administração desta equipe de pesquisa está com o Prof. Thomas Großbölting, que agora mudou para a Universidade de Hamburg. Os resultados do exame abrangente foram publicados em 13 de junho de 2022 e podem ser baixados no site da Universidade, como Em 17 de junho de 2022, o bispo Dr. Felix Genn em uma conferência de imprensa sobre os resultados do estudo e as medidas baseadas nele na diocese. Esta sessão foi transmitida ao vivo na Internet e está disponível nos canais sociais da diocese. Além disso, em novembro de 2023, detalhes sobre um caso específico que afeta o padre A.F. foram publicados em um novo dossiê.
números e fatos sobre casos de abuso
Na própria diocese de Münster, foram examinados 1.708 arquivos de pessoal, o que levou a 138 clérigos acusados e 450 pessoas afetadas. Lidar com o passado é um aspecto central do processamento da igreja e 937.800 euros já foram pagos às vítimas. Esses números ilustram os desafios sistemáticos com os quais a Igreja enfrenta abuso sexual. De acordo com um relatório de katholisch.de são afetados por muitas dioceses e iniciaram exames semelhantes.
Details | |
---|---|
Quellen |