Proibição de fumar para crianças: a Alemanha segue a França!
Os políticos na Alemanha pedem proibições de fumar semelhantes às de França para proteger as crianças do fumo passivo.

Proibição de fumar para crianças: a Alemanha segue a França!
O que o verão significa para a qualidade do ar na Alemanha? Após a iniciativa ousada da França de introduzir uma proibição abrangente de fumar em áreas públicas a partir de Julho, os políticos locais do SPD e dos Verdes também estão a pressionar por medidas semelhantes. Em França, a proibição aplica-se em parques, em frente às escolas e nas paragens de autocarro para proteger as crianças, em particular, dos perigos do tabagismo passivo. Dagmar Schmidt, do SPD, destaca a importância desta proteção para a saúde dos mais jovens. “A proibição de fumar na França é um bom exemplo para nós”, diz ela. Janosch Dahmen, dos Verdes, também adere a esta iniciativa e, para além da proibição de fumar, apela também ao aumento dos impostos sobre o tabaco e à proibição estrita da publicidade aos produtos do tabaco. As consequências para a saúde das companhias de seguros de saúde não devem ser subestimadas.
E os cigarros eletrônicos? A Ministra Federal da Saúde, Nina Warken (CDU), também se pronunciou e pede que a proteção dos não fumantes seja expandida para incluir vapes e cigarros eletrônicos. Ela alerta que esses dispositivos muitas vezes contêm mais substâncias nocivas do que se pensava inicialmente. O ministro deixa claro que o governo federal já tomou medidas para incluir os cigarros eletrônicos na Lei Federal de Proteção ao Não Fumante. No entanto, de acordo com os regulamentos, a responsabilidade por tudo, desde restaurantes a escolas, cabe aos estados, o que torna a protecção nestas instalações inadequada. “Precisamos urgentemente de requisitos mais rigorosos para proteger melhor as crianças e os jovens”, exige Warken.
Um passo necessário para a saúde
Alguns especialistas criticam a atual proteção contra o fumo na Alemanha como inadequada e alertam sobre as consequências do consumo de tabaco para a saúde. A German Cancer Aid apela ao governo federal para que faça mais pela prevenção, especialmente por ocasião do Dia Mundial Sem Tabaco. De acordo com as estatísticas actuais, o consumo de tabaco é o maior factor de risco evitável de cancro - na Alemanha, 80% dos casos de cancro do pulmão estão relacionados com o tabagismo. Pelo menos 127 mil pessoas morrem todos os anos devido aos seus hábitos de fumar. A Sociedade do Cancro apela, portanto, à proibição de fumar em parques infantis, instalações desportivas e instituições educativas, a fim de proteger os mais jovens e promover uma repensação geral.
Mas não é só a Alemanha que precisa de acção. A nível europeu, a UE propõe também a introdução de proibições de fumar ao ar livre, a fim de promover a saúde da população. A Organização Mundial da Saúde (OMS) também alerta contra os produtos com sabor de nicotina, que são particularmente atraentes para os jovens. As estatísticas mostram que 12,5% dos menores na Região Europeia da OMS usaram cigarros eletrónicos em 2022, em comparação com apenas 2% dos adultos.
Em resumo, pode-se constatar que há muito a fazer para mudar de forma sustentável o comportamento de fumar na Alemanha e para proteger melhor a saúde das pessoas, especialmente dos jovens. Uma olhada em França poderia ser útil para implementar rápida e eficazmente também aqui os regulamentos necessários.
Para obter mais informações, leia a cobertura de Mundo e notícias diárias.