Cúpula Econômica em Mainz: Merz alerta sobre perda de empregos!

Rheinland-Pfalz diskutiert beim IHK-Jahresempfang in Mainz Bürokratieabbau und Stärkung der Wirtschaft mit Friedrich Merz und Alexander Schweitzer.
A Renânia-Palatinate discute a burocracia e o fortalecimento da economia com Friedrich Merz e Alexander Schweitzer na recepção anual da IHK em Mainz. (Symbolbild/ANAG)

Cúpula Econômica em Mainz: Merz alerta sobre perda de empregos!

Na recepção anual da IHK da economia em Mainz em 23 de janeiro de 2025, cerca de 2.000 convidados se uniram, o que torna essa recepção o maior de seu tipo na Alemanha. Em seu discurso, o presidente da CDU e candidato ao chanceler Friedrich Merz enfatizou a necessidade de fortalecer a resiliência econômica da Alemanha. Em vista do tenso relatório industrial, Merz expressou preocupações sobre a possível perda de empregos na indústria que poderia migrar cada vez mais para o setor de serviços. Ele fez sua preocupação com um pedido urgente de que a Alemanha continue sendo um local competitivo para a indústria, especialmente levando em consideração as necessidades de empresas de tamanho médio.

O primeiro-ministro Alexander Schweitzer, do SPD, apresentou as medidas para promover negócios na Rhineland-Palatinate durante o evento. Uma preocupação central é a redução da burocracia, que é aliviar as empresas e promover seus negócios principais. Schweitzer apontou que o governo do estado da Renânia-Palatinato já iniciou um pacote abrangente de redução de burocracia com 57 medidas para criar o básico para um melhor desenvolvimento econômico. Isso foi feito pelo presidente da IHK, Rheinhessen, o Dr. Markus Walden apóia que a burocracia excessiva frega a dinâmica econômica.

Medidas para aliviar a burocracia

Como parte da iniciativa de redução da burocracia, o governo do estado reduziu cerca de metade dos regulamentos administrativos e numerosos regulamentos estaduais desde 1990. As medidas tomadas incluem a redução das obrigações de relatório, bem como a introdução de processos administrativos digitais e procedimentos mais rápidos de aprovação.

Um exemplo concreto de investimentos estrangeiros na Rhineland-Palatinate é a empresa Eli Lilly, que investe bilhões na localização da Rheinhessiana Alzey. Schweitzer enfatizou a importância de mostrar uma ação ativa pelo governo do estado e agradeceu aos empresários e à IHK por seu compromisso. A meta permanece clara: a redução da burocracia e a melhoria das condições da estrutura para a economia doméstica.

Desafios para a indústria

Além disso, Schwitzer expressou que a indústria intensiva em energia na Rhineland-Palatinate precisa de preços competitivos da eletricidade para melhorar ainda mais as condições da estrutura. O governo federal verde-verde prometia medidas para amortecer as cobranças da rede, mas agora está perdendo a maioria necessária no Bundestag.

A necessidade de promover os modelos operacionais e reduzir os obstáculos burocráticos também confirmou a Associação Estadual de Associações Empreendedoras (LVU). Exige do novo governo federal que ainda mais foco está nas preocupações das empresas, a fim de garantir os empregos alemães em um cenário econômico em mudança.

Details
Quellen