Os números de treinamento na Renânia-Palatinato diminuem em uma baixa histórica!

Rheinland-Pfalz verzeichnet 2024 den niedrigsten Ausbildungsabschluss seit 20 Jahren. DGB fordert Verbesserungen für Auszubildende.
A Renânia-Palatinato registrou o menor diploma de treinamento em 2024 em 2024. O DGB exige melhorias para os estagiários. (Symbolbild/ANAG)

Os números de treinamento na Renânia-Palatinato diminuem em uma baixa histórica!

Na Renânia-Palatinato, pouco menos de 23.000 contratos de treinamento foram concluídos em 2024. Esse tem sido o menor valor há quase duas décadas. Na comparação dos estados federais, a Renânia-Palatinato ocupa o penúltimo lugar. A Rinelanda-Palatinada da Confederação Sindical Alemã (DGB) apresentou o Relatório de Treinamento 2024 por ocasião desse desenvolvimento e mostrou algumas tendências preocupantes. O presidente do distrito da DGB, Susanne Wingertszahn, enfatiza que o conceito de treinamento duplo não deve ser questionado, pois ainda é considerado um modelo de sucesso.

Apesar da queda do número de estagiários, a satisfação entre os jovens permanece estável. O relatório de treinamento mostra que muitos estagiários são confrontados com uma carga alta. Uma parte significativa dos estagiários precisa trabalhar regularmente para o treinamento, o que viola a Lei de Proteção ao Trabalho da Juventude. No entanto, essas práticas raramente são punidas. Além disso, quase dois terços das atividades pesquisadas, que não fazem parte de seu aprendizado.

satisfação e desafios

A maioria dos estagiários está satisfeita com o treinamento e seus instrutores. Segundo o relatório, 70 % dos entrevistados estão satisfeitos com o treinamento ou até muito satisfeitos. No entanto, existem diferenças significativas entre as indústrias, especialmente no que diz respeito ao pagamento, horas extras e atividades não de treinamento. Mais de um terço dos estagiários relatam horas extras regulares, um aumento em comparação com o ano anterior. Da mesma forma, 15 % dos estagiários assumem atividades "sempre" ou "frequentemente" que não fazem parte de seu treinamento. Essa situação põe em risco as qualificações de treinamento bem -sucedidas, já que falta o tempo para o conteúdo real de treinamento.

Os entrevistados sentem menos de 50 % de seus treinadores por mês feedback, o que afeta a motivação. O DGB exige que as empresas forneçam seus instrutores mais meios de tempo e financeiros. Uma melhoria pode ser alcançada por meio de chaves de atendimento menores e demandas legais em treinamento regular mais e adicional para treinadores.

Diferenças da indústria e qualidade de treinamento

A qualidade do treinamento varia muito, dependendo da indústria. O treinamento como mecânico industrial, engenheiro e banqueiro mecatrônicos são particularmente avaliados. Por outro lado, os aprendizados, assistentes odontológicos e cabeleireiro receberam as piores revisões. O DGB ressalta que o número de empresas de treinamento também caiu. Em 2022, apenas 20 % das empresas da Renânia-Palatinato ofereceram contratos de treinamento.

Nesse contexto, o DGB exige um fundo de treinamento baseado no modelo Bremen, no qual as empresas que não são de treinamento devem depositar. Isso poderia ajudar a estabilizar o número de queda de posições de treinamento e garantir uma melhoria sustentável no cenário de treinamento.

Details
Quellen