1700 anos de vida judaica: nova exposição aberta em Bad Kreuznach!

Am 13.03.2025 eröffnete die Synagoge in Bad Kreuznach eine Ausstellung über 1700 Jahre jüdisches Leben in Deutschland.
Em 13 de março de 2025, a sinagoga em Bad Kreuznach abriu uma exposição mais de 1700 anos de vida judaica na Alemanha. (Symbolbild/ANAG)

1700 anos de vida judaica: nova exposição aberta em Bad Kreuznach!

Em 13 de março de 2025, uma importante exposição permanente foi aberta na sinagoga em Bad Kreuznach, que é dedicada à vida judaica na Alemanha por um período de 1700 anos. A comunidade judaica de Bad Kreuznach é parte integrante da cidade desde 1947 e prepara a história do povo judeu em Bad Kreuznach desde o século XIII. A cerimônia para a abertura foi descrita pelos organizadores como uma "visita a amigos" para os festivais, que sublinhou a atmosfera amigável e enfatizou a importância do evento para a comunidade local. A exposição é um passo em direção à apreciação da tradição judaica e da história contra os antecedentes do anti -semitismo, que ainda é um problema social central e tem raízes históricas.

anti -semitismo na Alemanha tem uma história longa e complexa que remonta aos tempos antigos, com a inimizade cristã contra os judeus, que é moldada contra os judeus há séculos. Após o Holocausto, no qual a aniquilação dos judeus foi declarada propósito do Estado, foram criadas novas formas de anti -semitismo. Essas atitudes anti -semíticas que ocorrem após a guerra, que são frequentemente chamadas de anti -semitismo secundário, são frequentemente associadas à repressão e reversão da dívida. Historicamente falando, esse discurso anti -judeu encontrou sua expressão mesmo após a inauguração da nova sinagoga em Colônia pelo chanceler federal Adenauer em 1959, quando esse era novamente o objetivo da violência correta e foi manchada de suástica e judeus do slogan.

O desenvolvimento do anti -semitismo e suas causas sociais

Nos séculos XIX e XX, a relação entre a emancipação proletária e o anti -semitismo era complexa e muitas vezes contrária. Tanto a classe trabalhadora quanto os judeus sofreram desvantagem na sociedade burguesa. A necessidade material dos judeus vividos em guetos era comparável à situação da vida da classe trabalhadora. Durante esse período, uma burguesia judaica formada na Europa Ocidental e Central que alcançou prosperidade e pediu igualdade legal, mas sem questionar a sociedade como um todo.

O movimento trabalhista alemão desenvolvido em paralelo à histórica Caesura na Alemanha. O Partido Socialista dos Trabalhadores foi fundado em 1875, que se tornou o SPD em 1890. A ascensão do anti -semitismo organizado entrou em colapso com as crises econômicas entre as décadas de 1870 e 1890. Ao prosperar economicamente fases até a Primeira Guerra Mundial, o anti -semitismo muitas vezes se resignava atrás das correntes nacionalistas. No início da Primeira Guerra Mundial, aumentaram os preconceitos e ataques anti-semitas, também a proeminentes funcionários do SPD judeu.

Críticas e resistência ao anti -semitismo

Social -democracia com pensadores futuros orientados para o futuro: por dentro, como August Bebel e Friedrich Engels, reconhecidos os perigos do anti -semitismo. Bebel o criticou como um reacionário e como uma distração das queixas sociais existentes. Enquanto o SPD costumava vir o problema anti -semitismo como um fenômeno temporário que desapareceria com o desenvolvimento adicional do capitalismo, ele experimentou cada vez mais tensões internas, especialmente durante a República de Weimar. Lá, o KPD entrou em oposição à República de Weimar e também teve um aumento nos membros judeus que questionaram criticamente as circunstâncias.

anti -semitismo na Alemanha também é um tópico urgente hoje. Um aumento de incidentes anti -semíticos foi determinado nas últimas décadas que geralmente emergem de festas individuais que radicalizaram nas mídias sociais. Estudos empíricos mostram que atitudes anti -semíticas na população alemã são generalizadas. Isso destaca a necessidade de iniciativas contra anti -semitismo que foram fundados desde a década de 1950 e os esforços contínuos para aumentar a conscientização sobre esse tópico na sociedade.

Details
Quellen