Choque de insolvência: a empresa tradicional Meeth na crise da construção!

Helmut Meeth GmbH meldet Insolvenz an. Krise in der Bauwirtschaft, Fachkräftemangel und sinkende Auftragszahlen belasten die Branche.
Helmut Meeth GmbH relata falência. A indústria pressiona a crise na indústria da construção, a escassez de trabalhadores qualificados e o número de pedidos em queda. (Symbolbild/ANAG)

Choque de insolvência: a empresa tradicional Meeth na crise da construção!

Em 12 de fevereiro de 2025, Helmut Meeth GmbH & Co. KG pediu falência. A empresa, que trabalha em janelas e portas há 40 anos, enfrenta desafios consideráveis ​​no meio de uma crise na indústria da construção. O declínio nas licenças de construção, que é observado desde 2023, tem um impacto direto nos números de ordem da empresa. Esse desenvolvimento não está isolado, mas parte de um grande problema que afeta muitos atores da indústria.

Nos últimos meses, a indústria da construção na Alemanha, especialmente em Berlim e Brandenburg, mostrou uma tendência perigosa. A falência de Meeth é apenas um dos muitos exemplos que ilustram as dificuldades atuais da indústria. De acordo com rbb24 , uma onda de falência será esperada das empresas imobiliárias nos últimos meses. Milhares de empregos podem ser perdidos, enquanto a indústria ainda está lutando contra problemas estruturais.

Desafios importantes na indústria da construção

Cinco problemas centrais surgiram como principais obstáculos para a indústria da construção:

  • Burocracia: A comunidade especializada BAU identificou sobre -regulação como o principal problema. Os tempos de espera das licenças de construção em Berlim são de até oito meses. A falta de prazos e a existência de 16 regulamentos de construção de estados diferentes estendem significativamente os processos de aprovação.
  • escassez de trabalhadores qualificados: Falta cerca de 300.000 especialistas na indústria da construção alemã. A Associação Central de Construção Alemã (ZDB) espera a perda de 30.000 empregos em 2024 porque um terço dos trabalhadores da construção tem mais de 55 anos.
  • Ordens canceladas: Em dezembro de 2023, 22,1% das empresas relataram pedidos de pedidos, enquanto 56,9% das empresas de construção de habitação lutam com ações de baixa ordem.
  • más condições de financiamento: A principal taxa de juros do banco central européia é de 4,5%, enquanto os juros da construção são de 3,4%. Altos custos tornam a construção do espaço de estar cada vez mais pouco atraente.
  • Aumentando os custos de construção: Em novembro de 2023, os preços para novos edifícios aumentaram 4,3% em comparação com o ano anterior. Isso é parcialmente atribuído à escassez de matérias -primas causada pelo Ucraineklieg.

A falência de Helmut Meeth GmbH também poderia resultar em um realinhamento da empresa se for possível ganhar novos investidores. O Tribunal Distrital de Wittlich nomeou o escritório de advocacia Lieseser como administrador de insolvência, a fim de estabilizar a situação financeira e iniciar uma reforma potencial. Resta saber se a pesquisa ativa do investidor será bem -sucedida.

Em vista de todos esses fatores, os desafios que Meeth GmbH enfrenta aparecem como parte de uma crise estrutural mais distante no sistema de construção, que precisa se adaptar urgentemente às condições de mercado alteradas. O declínio nas ordens e a compulsão de estabilizar as empresas ilustram a urgência das reformas na indústria da construção.

Details
Quellen