Seis cidades da Renânia-Palatinate iniciam ofensiva digital do patrimônio cultural!

Seis cidades da Renânia-Palatinate iniciam ofensiva digital do patrimônio cultural!

Em 2025, a Renânia-Palatinato se concentra na gravação e apresentação digital de seu patrimônio cultural. Seis outros municípios foram selecionados para receber apoio na digitalização de suas peculiaridades históricas. O ministro do Interior, Michael Ebling, anunciou os novos projetos de financiamento como parte do projeto "Kuladig RLP". As cidades selecionadas são Alzey, Bernkastel-Kues, Neustadt An Der Weinstraße, Horchheim, Hamm (Victory) e Zeiskam

Esta nova fase de financiamento traz consigo um realinhamento. É baseado em três colunas centrais, sob as quais há uma mudança anual de tópicos. Para 2025, o foco principal está no tópico "Caminhos da vida na história: busca biográfica de traços", que deve ajudar os municípios a combinar personalidades significativas com sua identidade regional. A Universidade de Koblenz apoiará os municípios selecionados por um ano para registrar digitalmente seus objetos de história e paisagem cultural.

O papel da Universidade de Koblenz

O projeto “Kuladig RLP” é implementado pelo Instituto de Estudos Culturais da Universidade de Koblenz-Landau e persegue o objetivo de digitalizar sistematicamente a diversidade cultural na Renânia-Palatinato. O financiamento anual do Ministério do Interior e do Sport Rhineland-Palatinate começou em 2019 e entrou no projeto nos últimos anos.

Para 2025 e 2026, foi prometida uma concessão de até 284.000 euros. Devido ao alto número de aplicações, seis projetos foram selecionados este ano, em vez dos cinco originalmente planejados. Os municípios apoiados podem receber até 1.500 euros pelo design da mídia de suas contribuições, nas quais a digitalização de fotos históricas, fotos de drones e a fotografia de 360 graus contam entre as medidas.

Acessibilidade digital para cidadãos

A participação digital dos cidadãos é significativamente promovida pelo projeto. Os moradores e visitantes se beneficiam de guias e passeios de construção digital acessíveis por códigos QR ou através do aplicativo Kuladig. Nos primeiros seis anos do projeto, 54 sub -projetos já foram implementados em 56 municípios, que produziram cerca de 600 formatos de mídia digital. University>

O Centro de Competência Kuladig, localizado na Diretoria Estrutural e de Aprovação do Sul (SGD Süd) desde janeiro de 2022, também oferece apoio a municípios que não foram selecionados como municípios modelo. Isso inclui criação conceitual, coleta e processamento de dados, bem como controle contínuo do projeto.

Em 27 de março de 2025, o evento de chute para o segundo pilar do projeto ocorrerá no Kulturhaus Oberwesel, durante o qual os tópicos relacionados ao Federal Garden Show 2029 se concentrarão. O ministro do Interior Ebling sublinha a importância do projeto, especialmente para os municípios rurais, para tornar sua herança cultural digitalmente tangível. Ao incorporar voluntários à implementação, a alfabetização da mídia nos municípios deve ser fortalecida.

Esse amplo apoio não apenas capturará sua riqueza cultural, mas também o tornará acessível digitalmente para as gerações futuras. O financiamento da Universidade e o ministério promete desenvolver um efeito sustentável na identidade regional e na consciência cultural da população.

Details
Quellen

Kommentare (0)