Novos cursos e impressionantes exposições de fotos mostram a Ucrânia em Leverkusen!

Leverkusen: Neue Kurse zur ukrainischen Lebensrealität starten 2025. Fotografie und Malerei fördern den interkulturellen Austausch.
Leverkusen: Novos cursos sobre a realidade da vida ucraniana começam em 2025. A fotografia e a pintura promovem o intercâmbio intercultural. (Symbolbild/ANAG)

Novos cursos e impressionantes exposições de fotos mostram a Ucrânia em Leverkusen!

Em 13 de março de 2025, um projeto de cooperação especial começa em Leverkusen que traz a realidade da Ucrânia à cidade alemã. O objetivo é estabelecer conexões culturais entre Leverkusen e a cidade gêmea ucraniana de Nikopol. The project is funded by the Federal Foreign Office and the International Section of the German Volkshochschulverband, and participation in the courses is free of charge and open to all citizens, such as leverkusen.de reported.

O grupo de fotógrafos sob a direção de Gabriele Dietrichs começará em 13 de março de 2025 às 14:00. Na sala 203 do fórum de Leverkusen, com o curso "Reflexões - Dilder da cidade". Os participantes lidarão com cenas urbanas, edifícios e paisagens de Leverkusen e capturarão a cidade de uma nova perspectiva em um total de seis sessões.

Pintura e troca

O projeto de pintura "Connection" começa em 21 de março de 2025 às 17:30. No estúdio VHS, no bunker, em Opladen, liderado pela elena büchel ucraniana nativa. Aqui os participantes trabalham em meia tela, também em seis datas. Um destaque de ambos os projetos é a reunião final, que inclui videoconferências com participantes da Ucrânia. Essas reuniões oferecem a oportunidade de discutir os motivos e efeitos das paisagens da cidade de Nikopol e Leverkusen.

Ao mesmo tempo, o fotógrafo Thomas Römbke gostaria de chamar a atenção para o local desesperado das pessoas na Ucrânia com sua exposição fotográfica “O que resta” no Petruskirche em Bürrig. A exposição mostra a ucraniana que permanece em seu país, apesar da guerra. Römbke trouxe fotos impressionantes durante uma viagem ao leste da Ucrânia em setembro de 2023, apoiada por organizações como a Cruz Azul e "Vida Strong", que contrastam os ambientes vivos em LWIW e Donetsk. As fotos são mantidas em cores e em preto e branco e também mostram cenas em movimento de sepulturas de guerra.

rostos da guerra

Os retratos dos mais retratados são particularmente tocantes, que são principalmente do sexo masculino e na idade da aposentadoria. Essas pessoas costumam ser velhas demais para lutar e fracas demais para fugir. Um exemplo é o Oleksander de 74 anos, que libertou sua esposa dos escombros de sua casa. O objetivo de Römbke é dar um rosto ao povo da Ucrânia e apresentar uma abordagem diferente para os relatórios, que vai sob a pele aos visitantes da exposição.

Os visitantes têm a oportunidade de patrocinar uma imagem para fornecer apoio a pessoas em zonas de guerra com uma doação de pelo menos 70 euros. A exposição pode ser vista até 7 de janeiro de 2024 no Petruskirche em Leverkusen-burir, como "https://www.ksta.de/region/leverkusen/leverkusen-wie-ein-fotographer-ukrainer-ein-ein-gemen-will-707814"

Details
Quellen