Páscoa 2025: Protestos contra a posse de foguetes em Mainz e Wiesbaden!

Páscoa 2025: Protestos contra a posse de foguetes em Mainz e Wiesbaden!
No sábado de Páscoa, 21 de abril de 2025, cerca de 500 pessoas se reuniram na estação principal de Mainz para a tradicional março da Páscoa. Sob o lema "para um mundo sem guerra, militar e violência", eles estabeleceram um sinal de paz. Dezenas de organizações e sindicatos de Mainz e Wiesbaden apoiaram a ação e pediram um repensar na política de segurança e defesa.
A razão para a marcha da Páscoa é a posse planejada de mísseis de médio alcance no local militar dos EUA em Wiesbaden-Mainz-Kastel a partir de 2026. Estes são sistemas de armas, como aeronaves de som de overs que podem chegar a Moscou em dez minutos. Jürgen Nieth, o organizador da manifestação, expressou preocupações sobre a lógica militar em caso de guerra. Seu olhar também está focado no passado, porque ele tem sido um ativista de tempo longo do movimento de paz desde os anos 80.Reações regionais e políticas
O evento não é apenas um sinal do protesto, mas também um reflexo da mistura política. Em setembro de 2024, a facção esquerda no Parlamento da Cidade de Wiesbaden apresentou um pedido contra a implantação de armas de longa distância, que foi, no entanto, rejeitado. Brigitte Forßbohm, vice -líder do grupo da esquerda, expressa ceticismo sobre a vontade de negociar a Rússia e critica as opiniões pró -russas dentro do movimento da paz. Seu colega, o prefeito Gert-Uwe Mende (SPD), deixa claro que as decisões sobre a posse de foguetes são tomadas em níveis políticos mais altos.
Tradição das marchas da Páscoa na Renânia-Palatinato
Na Renânia-Palatinato, várias marchas de Páscoa ocorreram nas férias. Na segunda -feira, outra manifestação na base aérea de Büchel com o lema "para uma Europa sem armas nucleares" é esperado. Na segunda -feira de Páscoa, os participantes começaram a se mudar da propriedade industrial de Büchel ao longo da base aérea às 14h. Os ativistas da paz temem que as armas de átomo dos EUA possam ser armazenadas lá. Este ano, as marchas da Páscoa que surgiram da história do protesto contra armas nucleares foram moldadas pela ameaça latente à guerra de agressão russa contra a Ucrânia.
As marchas da Páscoa têm mais de 60 anos de tradição na Alemanha, vestidas com a motivação dos ativistas da paz britânicos que organizaram uma marcha semelhante em 1958. A primeira marcha da Páscoa na Alemanha ocorreu em 15 de abril de 1960 e colidiu com o protesto contra foguetes estacionados do tipo Honest John. Esse movimento culminou na década de 1980 com centenas de milhares de participantes que se manifestam contra o posto de novos mísseis americanos de médio porte.Os responsáveis pelas marchas da Páscoa também tomaram medidas para evitar a infração por grupos extremamente certos. Você excluiu certos grupos de pessoas e símbolos. A probabilidade de uma infiltração na base aérea de Büchel é estimada como baixa, mas os organizadores mostram uma atitude vigilante.
No geral, fica claro que, apesar dos tempos mutáveis e dos desafios sociais, as marchas da Páscoa continuam a representar uma plataforma importante para a paz e o desarmamento. A resistência aos planos de armadura do governo federal sempre continua sendo o foco dos protestos. ( taz.de , swr , ndr.de )
Details | |
---|---|
Quellen |