Dortmund: conversão sem barreira do trilho leve começa no verão de 2025!

Barrierefreier Umbau der Stadtbahn-Haltestellen in Dortmund beginnt 2025. Kosten steigen auf 59,5 Millionen Euro. Verkehrseinschränkungen erwartet.
A conversão sem barreira das paradas de Stadtbahn em Dortmund começa em 2025. Os custos aumentam para 59,5 milhões de euros. Restrições de tráfego trabalhadas. (Symbolbild/ANAG)

Dortmund: conversão sem barreira do trilho leve começa no verão de 2025!

No verão de 2025, a tão esperada conversão sem barreira de cinco paradas de trilhos leves na estrada federal (B1) começa em Dortmund. This can be seen from a report of the Nordstadtbloggers since 2016 for the Kohlgartenstraße stops, Voßkuhle, Lübkestrasse, Max-Eyth-Straße e Stadtkrone-Ost documentados. O Conselho da Cidade de Dortmund decidirá sobre a decisão de construção em 13 de fevereiro de 2025.

Os custos do projeto mais que dobraram desde 2020 e agora estão em torno de 59,5 milhões de euros. Isso também inclui o planejamento de custos de cerca de 1,2 milhão de euros. O modelo de financiamento prevê o pedido de financiamento que pode cobrir até 90% dos custos - um aplicativo correspondente já foi enviado. No entanto, siga os custos -up para a manutenção de pontes e elevadores também devem ser levados em consideração nos custos de construção.

Efeitos no meio ambiente e tráfego

Um aspecto importante da reforma é a necessidade de remover 70 árvores. No entanto, as plantações de reposição estão planejadas para proteger o equilíbrio ecológico. Durante as obras, que também inclui ajustes estruturais para acesso livre de barreira pelo Rütlipark, os drivers terão que esperar restrições e possíveis fechamentos no interior do B1.

A remodelação das paradas ocorre em várias fases. A partir de 2027, novos vagões leves são planejados sem etapas dobráveis, o que significa que a altura da plataforma deve ser aumentada de 38 para 94 cm. Para garantir a operação contínua, uma solução temporária com plataformas adicionais e operação de trilha única na área de construção é introduzida pela primeira vez.

Desafios especiais

Existem desafios especiais na parada Max-Eyth-Straße, onde há um ponto de suspeita suspeito que requer uma remoção sem vibração da escada. O primeiro trabalho de construção começa na parada Stadtkrone, onde o eixo de acesso sul é desmontado. Ao mesmo tempo, uma nova torre de escada será substituída e uma nova ponte com ração do caminho de Tirana é construída.

Com esses extensos trabalhos de renovação, que devem ser concluídos em meados de -2030, a cidade de Dortmund busca o objetivo de melhorar drasticamente a acessibilidade no transporte público local. Além disso, a cidade informará seus cidadãos em tempo útil sobre interrupções de curto prazo da empresa ferroviária leve, o que requer manuseio sensível das obras. Informações adicionais sobre os projetos atuais na área de mobilidade e tráfego estão na página Dortmund.de Disponível.

Details
Quellen