O prefeito de Grumbach exige mais mulheres na política local

O prefeito de Grumbach exige mais mulheres na política local

Beatrice Michel, 41 anos, assumiu sua posição de prefeita em Grumbach no verão passado. Ela é casada e mãe de três filhos. Como economista de negócios do banco, ela combina os desafios do trabalho, da família e do voluntariado. Sua conclusão? Ela consegue em grande parte, mas observa uma demanda excessiva significativa de muitas mães em posições semelhantes que desejam um melhor equilíbrio entre os requisitos profissionais e familiares.

Michel recebe muito incentivo na política local dominada por homens, não apenas de colegas dentro da comunidade, mas também além. É particularmente importante para ela que o gênero nesta esfera não seja decisivo. "A competência social e profissional é indispensável", enfatiza. O chamado para a inclusão mais forte das mulheres é relevante, pois pode representar importantes papéis sociais-especialmente na educação das crianças e no trabalho de cuidados e, assim, trazer perspectivas valiosas para a política.

Desafios da compatibilidade

De acordo com uma pesquisa atual, o tópico de compatibilidade da família e do trabalho é onipresente. Muitas mães expressam o desejo de mais tempo para si e melhores condições para gerenciar os requisitos de trabalho e família. O maior fator de estresse é a falta de tempo, que também está relacionada à prevenção frequente de intervalos. Na pesquisa, quase todos os entrevistados expressaram o desejo de mais flexibilidade no planejamento diário. Soluções individuais simples para compatibilidade podem ser, por exemplo, empregos de tempo parcial responsáveis com oportunidades de avanço.

Outro aspecto importante são os cuidados infantis de necessidades, que devem ser cada vez mais adaptados às necessidades dos pais. Barreiras como a creche inadequada e a falta de entendimento dos empregadores dificultam a combinação de responsabilidade no trabalho e em casa. O novo conceito familiar, que reconhece diversos modelos familiares, também pode contribuir para a melhoria.

O papel dos sexos

A desigualdade específica de gênero na compatibilidade é reforçada ainda mais pela diferença de atendimento de gênero. As mães fazem a maior parte da casa e os cuidados, mesmo que estejam trabalhando. Enquanto 61% das mães são empregadas, 84% dos pais trabalham. As mães passam uma média de 40 horas por semana com cuidados de crianças e trabalhos domésticos, apenas 22 horas. Essas diferenças também têm impacto nas oportunidades de renda e promoção- as mães geralmente têm menos chances de uma posição de gerenciamento do que seus colegas do sexo masculino e uma perda de salário devido à maternidade, cerca de 16% por criança.

Outro ponto alarmante é o desenvolvimento futuro: em 2015, a proporção de mulheres nos conselhos de supervisão foi de apenas 26%. Apesar do Füpog (a lei para promover a participação igual), muitas empresas estão longe do objetivo da igualdade. No entanto, a mudança digital também tem a chance de criar novas soluções de compatibilidade. Modelos inovadores de tempo de trabalho podem ajudar a melhorar a realidade da vida dos pais.

Beatrice Michel quer um futuro no qual o número de mulheres em cargos de gestão está aumentando significativamente. O acesso a essas posições não deve ser negado. Sua visão positiva dos desafios da política local combinada com a coragem de exigir ativamente mudanças pode ser um exemplo inspirador para muitos.

Details
Quellen

Kommentare (0)