Dia da memória para o Holocausto: Mainz lembra a libertação de Auschwitz!

Am 27. Januar 2025 gedenkt Rheinland-Pfalz der NS-Opfer in Mainz, zum 80. Jahrestag der Auschwitz-Befreiung.
Em 27 de janeiro de 2025, a Renânia-Palatinando as vítimas nazistas em Mainz comemorou o 80º aniversário da isenção de Auschwitz. (Symbolbild/ANAG)

Dia da memória para o Holocausto: Mainz lembra a libertação de Auschwitz!

Em 27 de janeiro de 2025, a libertação do campo de extermínio de Auschwitz pelas tropas russas marca a 80ª vez. Nesta ocasião, um evento Memorial Central do Parlamento do Estado da Renânia-Palatinado será realizado às 11:00 da manhã na nova sinagoga Mainz. Além do presidente da Landtag Hendrik Hering, o primeiro-ministro Alexander Schweitzer (SPD) e o sobrevivente de 104 anos do Holocausto Nicolaus Blätermann também participam deste evento. Esta reunião faz parte de uma comemoração em toda a Alemanha das vítimas do Socialismo Nacional, que é acompanhado por uma transmissão ao vivo em Swraktul.de e no SWR das 11:00 às 12:45. Outros eventos no Rhineland-Palatinate e também em Baden-Württemberg estão planejados para este dia para se lembrar dos atos assassinos do regime nazista.

O evento memorial em Mainz não é apenas uma homenagem aos milhões de vítimas, mas também reflete o exame contínuo da história. O presidente federal Frank-Walter Steinmeier, que liderará uma comemoração no Bundestag em 29 de janeiro de 2025, enfatiza a importância de lembrar e alerta sobre o risco de esquecer em tempos em que o anti-semitismo e o racismo aumentam novamente. Como parte do evento Bundestag, entre outros. Roman Schwarzman, Schwarzman, e o presidente da Bundestag, Bärbel Bas.

Importância da comemoração

27 de janeiro não apenas lembra a libertação de Auschwitz, mas também simboliza o assassinato sistemático de mais de seis milhões de judeus europeus pelo regime nazista. O Holocausto ainda é um tópico central do debate social, como mostra uma pesquisa atual da conferência de reivindicações judaicas: cerca de 40 % dos jovens alemães pesquisados ​​não sabem que o Holocausto ocorreu. Esses números aterrorizantes ilustram a necessidade de programas educacionais e educacionais que devem ser mais integrados em escolas e instituições públicas. O presidente federal Steinmeier pede isso e enfatiza que a memória deve ser mantida acordada para sensibilizar as gerações futuras e desenvolver uma compreensão da dimensão da crueldade naquele momento.

Eventos históricos desempenham um papel crucial na memória coletiva. Há 88 anos, em 30 de janeiro de 1933, o NSDAP chegou ao poder, o que levou à construção do primeiro campo de concentração. O assassinato decidido dos judeus europeus, mais conhecido como "solução final da questão judaica", começou em 1941 e levou a um nível sem precedentes de sofrimento e aniquilação. Auschwitz tornou -se o símbolo desse genocídio sistemático. A Aliança Internacional do Holocausto (IHRA) foi fundada em 1998 para promover o trabalho de memória e a troca através do Holocausto em todo o mundo.

Comemoração na sociedade

Nos últimos anos, o aumento da violência anti -semita também tem sido um tópico preocupante. Josef Schuster, presidente do Conselho Central de Judeus na Alemanha, apontou repetidamente que as informações erradas contribuíram para esse aumento através do Holocausto. O publicitário judeu Monty Ott exige informações mais intensivas sobre esses tópicos para combater ativamente o racismo e o anti -semitismo. Os dias e eventos memoriais não são apenas uma oportunidade de lembrar, mas também um convite para lidar ativamente com sua própria história e desenhar ensino para o futuro.

Details
Quellen