Mainz pega a rua: Fashion Revolution Week para moda justa!

FAIR FRIENDS Mainz beteiligt sich an der Fashion Revolution Week ab 24. April, um für faire Mode und nachhaltigen Kleiderkonsum zu sensibilisieren.
Fair Friends Mainz participará da Semana da Revolução da Moda a partir de 24 de abril para sensibilizar a moda justa e o consumo sustentável de roupas. (Symbolbild/ANAG)

Mainz pega a rua: Fashion Revolution Week para moda justa!

A Alliance Fair Friends Mainz começará a participar da "Semana da Revolução da Fashion" na próxima segunda -feira. Esta semana de ação, que ocorre na semana por volta de 24 de abril, lembra o colapso trágico do edifício Rana Plaza, que ocorreu há dez anos

Fair Friends Mainz é uma associação do reitor evangélico, o Bundjugend RLP e o projeto Bundjugend que cuidamos e reparamos. O foco das ações em Mainz são as informações sobre os problemas da "moda rápida" e um consumo sustentável de roupas. Vários eventos estão planejados para aumentar a conscientização sobre esses tópicos.

Um aniversário trágico

24 de abril de 2023 marcou dez anos desde o devastador infortúnio em Rana Plaza. Em 24 de abril de 2013, o prédio da fábrica entrou em colapso em Bangladesh, pelo qual mais de 1.100 pessoas foram mortas e 2.500 outras ficaram feridas. Este incidente é considerado a quarta maior catástrofe industrial da história e ilustra os problemas urgentes das cadeias globais de suprimentos de moda. O conhecimento obtido como resultado levou à demanda de que "ninguém deveria morrer pela moda".

A indústria da moda até agora não conseguiu trazer mudanças significativas. As marcas geralmente continuam a operar sob obrigações voluntárias sem melhorar as condições básicas para os trabalhadores. O Acordo de Bangladesh sobre Saúde e Segurança, que foi assinado logo após o acidente, agora compreende 192 marcas. Este acordo juridicamente vinculativo tem como objetivo garantir a saúde e a segurança dos trabalhadores da indústria da moda.

Progresso e desafios

Um objetivo central do Acordo Internacional é promover uma cultura de segurança nas fábricas e a prevenção de futuros acidentes de segurança por meio de inspeções regulares. Além disso, deve ser fornecido um mecanismo de queixa independente para os trabalhadores.

Apesar do progresso, a transparência na indústria continua sendo um problema central. Enquanto 48% das grandes marcas no índice de transparência da moda agora divulgam seus primeiros fornecedores, toda a cadeia de suprimentos ainda é complexa e não -transparente. Em 2017, esses números foram de apenas 32%. O índice também mostra apenas um pequeno progresso em termos de fornecedores Animal 3: de 0% em 2017, a divulgação aumentou para 12% em 2022.

A Semana da Revolução da Moda em Mainz é anunciada com um rack de roupas na qual as partes interessadas podem trocar e compartilhar roupas por meio de um cartão digital. Essa medida não deve apenas incentivar a troca, mas também promover a conscientização sobre o consumo sustentável.

Dez anos após o infortúnio do Rana Plaza, ainda há muito o que fazer. A chamada para apoiar organizações que trabalham pelos direitos dos trabalhadores em Bangladesh permanece urgentemente necessária. A semana da campanha em Mainz oferece uma oportunidade valiosa de colocar esses tópicos em primeiro plano e pressionar por mudanças.

Details
Quellen