Milhões para a política: como o dinheiro as eleições na Alemanha influenciam!

Milhões para a política: como o dinheiro as eleições na Alemanha influenciam!
As doações são uma fonte crucial de renda para partidos políticos na Alemanha, especialmente nos anos eleitorais. Em 17 de janeiro de 2025, grandes doações de 3.387.500 euros já estavam registradas em 2025, espalhadas por 28 doações. Mais recentemente, a CSU recebeu uma grande doação de 100.000 euros da Futrue GmbH em 15 de janeiro de 2025. Segundo a definição atual, cada doação conta com mais de 35.000 euros como uma grande doação e, desde março de 2024, tais subsídios devem ser relatados imediatamente à presidência do Bundestag. Isso representa o progresso porque o limite de registro foi anteriormente de 50.000 euros. No entanto, há um atraso significativo na liberação de doações com mais de 10.000 euros, que geralmente são transparentes pelas partes após dois anos.Em uma análise de lobcontrol Pode ser visto que as doações aumentam significativamente nos anos de eleição. O ano de 2021 foi um ano recorde, com mais de 113,5 milhões de euros em doações para as partes representadas no Bundestag. Em regiões com interesses financeiros especiais, como o setor imobiliário, pelo menos 1,63 milhão de euros fluíram apenas para as partes. É preocupante que a Alemanha seja considerada o país mais não transparente da Europa em relação às doações do partido, que é sustentado pelo fato de que em 2022 a origem de cerca de 100 milhões de euros nas doações e as contribuições de exigir permanecer desconhecida.
Problemas e mudanças de transparência
Lidar com doações de partidos levanta questões consideráveis sobre transparência. De acordo com tagess.de , as doações foram avaliadas recentemente durante a tagess. Hora de reunir seus relatórios de prestação de contas, que são examinados e publicados pela Administração Bundestag. Este relatório é frequentemente realizado na forma de listas de papel digitalizadas, algumas das quais estão resumidas em categorias confusas. Somente doações de 10.000 euros precisam ser identificadas, o que aumenta ainda mais a não transparência.
Uma etapa positiva para melhorar a transparência é o regulamento recentemente introduzido, que prescreve uma pista de pé para leis. Essa medida, juntamente com outras reformas da coalizão do semáforo na área de lobbyismo e financiamento do partido, visa fortalecer a confiança no cenário político. No entanto, a demanda por um limite superior para doações partidárias permanece relevante para limitar a influência da política monetária e atender aos requisitos da democracia moderna.
O papel das pessoas jurídicas
A origem das doações mostra uma imagem clara do cenário financeiro das partes. Um terço das doações para a CDU vem de entidades legais. Isso é particularmente impressionante quando você considera que 60 % das doações de entidades legais permanecem anônimas. Por outro lado, quase todas as doações de doadores particulares chegaram à esquerda. Isso mostra o quão diferente é o financiamento das partes e quão desigual é a acessibilidade aos recursos financeiros.
Especialmente na discussão política atual, a necessidade de revisar fundamentalmente os regulamentos sobre financiamento do partido. É necessário que um ponto de controle independente para as partidas seja criado no futuro para garantir que as regras para financiamento de partes sejam observadas e criem transparência real.
Details | |
---|---|
Quellen |