O vereador Olsberg rejeita grandes planos de parques eólicos com uma clara maioria!

O vereador Olsberg rejeita grandes planos de parques eólicos com uma clara maioria!
Na reunião do Conselho da Cidade Olsberg em 31 de janeiro de 2025, uma grande maioria votou contra o desenvolvimento de três parques eólicos planejados na área da cidade. Isso é relatado por A empresa Eurowind Energy GmbH apresentou projetos em Helmeringhausen e Wulmeringhausen com três turbinas eólicas cada, que devem ter 250 metros de altura, bem como em Bruchhausen e Wiemeringhausen, onde quatro turbinas eólicas também foram planejadas 250 metros de altura. O Conselho da Cidade decidiu recusar o "acordo da comunidade" para esses projetos.
As razões para a rejeição foram diversas. Um ponto essencial foi a incerteza em relação ao desenvolvimento seguro das turbinas eólicas. Além disso, apontou -se que as rotas de acesso planejadas para a operação dos parques eólicas não eram adequadas para operações de manutenção e emergência. Além disso, os locais dos parques eólicos estavam fora das áreas definidas no plano regional. O Conselho da Cidade também enfatizou a importância do auto -governo municipal na transição energética.
Outros projetos no foco
O prefeito Wolfgang Fischer comentou criticamente sobre outro projeto do parque eólico da RWE, que fornece quatro turbinas eólicas uma altura de 266,50 metros em Langerberg. Ele descreveu esse projeto como questionável e expressou preocupações sobre a realizabilidade, especialmente no que diz respeito às mudanças planejadas na legislação federal e estadual. Enquanto o Conselho da Cidade deu um "acordo limitado" a este projeto da RWE, um foi limitado apenas a certas conclusões legais.
As críticas também vieram do líder do grupo parlamentar do FDP, Dominik Stahl, que acusou a RWE uma "tática legal de salame", o grupo parlamentar da CDU também anunciou que se recusaria a concordar com projetos de energia eólica fora das áreas definidas no plano regional. Isso mostra a forte desconfiança de projetos de energia eólica fora das zonas planejadas.
fotovoltaica como uma solução alternativa
Para enfrentar os desafios da transição energética, a cidade de Olsberg planeja descobrir soluções para sistemas fotovoltaicos de espaço aberto. Um catálogo de critérios para esse tipo de geração de energia deve ser tratado e construído em uma das próximas reuniões do comitê.
Em um contexto adicional, a Juwi AG se aplica a sete turbinas eólicas em Olsberg, sob os nomes do projeto, Mannstein I e Mannstein II. Essas aplicações se enquadram na Lei Federal de Proteção à Imissão (BIMSCHG). O Hochsauerlandkreis está atualmente verificando as objeções e os discutirá. Due to the COVID-19 pandemic, the discussions are not unusual as a face-to-face event, but are replaced by online consultations, as Hochsauerlandkreis.de . As informações correspondentes podem ser visualizadas e comentadas pelos participantes autorizados até uma data especificada.
Details | |
---|---|
Quellen |