Luta contra a violência doméstica: a situação em Saarland continua preocupada!

Zahl der Fälle häuslicher Gewalt im Saarland bleibt konstant. Aktionstag, Unterstützung für Betroffene und Istanbul-Konvention im Fokus.
O número de casos de violência doméstica em Saarland permanece constante. Concentre -se na ação, suporte para os afetados e a Convenção de Istambul. (Symbolbild/ANAG)

Luta contra a violência doméstica: a situação em Saarland continua preocupada!

O número de casos de violência doméstica em Saarland permaneceu constante nos últimos anos. Um total de 2491 casos foram registrados em 2021, seguidos por 2495 casos em 2022 e 2672 casos em 2023. Isso levou a uma diminuição em 2486 casos em 2024. No entanto, o aumento impressionante em 2023 não é claro e pode ser devido a flutuações normais, como sr Relatórios.

A maioria das pessoas em questão são mulheres. Para esse fim, a posição da situação mostra "crimes específicos de gênero dirigidos contra mulheres" que a violência é a vida cotidiana para muitas mulheres. Os homens também são afetados; Um total de 726 homens foram registrados como vítimas de violência doméstica em 2024, o que representa cerca de 29 % do total de casos. Apesar desses números, ainda não está claro quantas cobranças ou condenações desses casos são resultado.

Ofertas de ajuda e estruturas de suporte

Em Saarland, ajuda as ofertas para as pessoas afetadas pela violência doméstica. O centro de intervenção do serviço social das mulheres católicas oferece apoio e conselhos. As pessoas afetadas podem entrar em contato com o centro de conselhos ou obter contato proativo após as operações policiais. O número de casos no centro de intervenção flutua entre 770 e 780 casos por ano, com mais da metade desses casos sendo submetidos a consultas.

Um novo foco tem sido o apoio de crianças e adolescentes que experimentam violência doméstica desde abril de 2024. Até agora, 51 famílias e 95 crianças foram registradas em conselho. As discussões visam lidar com experiências traumáticas e abordar comportamentos em situações violentas.

Estrutura legal e medidas nacionais

A Convenção de Istambul é um instrumento central do direito internacional para combater a violência contra as mulheres. In Germany, the convention came into force on February 1, 2018 and comprises 12 chapters as well as 81 articles that deal with various aspects of violence and their prevention href = "https://www.saarland.de/masfg/de/portale/familiegleichtstellung/famileleiungenaz/haeuslichegewalt"> Saarland.de relatado. Um grupo de trabalho interministerial (IMG) trabalha em um plano de ação estadual (LAP) para implementar esta convenção, que coordena medidas cruzadas para evitar violência e luta.

O Escritório de Coordenação para a implementação da Convenção de Istambul foi expandido em 2023 e lidera grupos de trabalho interdisciplinares. Eles são especializados em otimizar o gerenciamento de alto risco e o treinamento de trabalhadores qualificados. Em 2000, o governo do estado iniciou um especialista: comitê interno para combater a violência doméstica, o que levou à criação deste centro de coordenação. A mesa redonda para prevenir a violência observa desenvolvimentos nessa área e promove a troca de informações entre diferentes ministérios e organizações.

Desenvolvimentos e relatórios atuais

Como parte dos relatórios sobre a implementação da Convenção de Istambul, o relatório periódico "Monitore a violência contra as mulheres" foi apresentado em 3 de dezembro de 2024. Este relatório, que foi elaborado pelo Instituto Alemão de Direitos Humanos, abrange os desenvolvimentos e os governos de 2020 a 2020. https://www.institut-fuer-menschenrechte.de/menschenbechtschutz/berichtungenische/monitor-get-falauen "> relatório

Details
Quellen