Ingressos para o dialeto: Saarlanders está experimentando seus dialetos novos!

Am 10.04.2025 wird die Mundartkarte "Kaat von Dahämm" im Saarland präsentiert, illustriert von Bernd Kissel, um regionale Dialekte lebendig zu halten.
Em 10 de abril de 2025, o mapa do dialeto "Kaat von Dahmm" será apresentado em Saarland, ilustrado por Bernd Kissel, para manter vivos os dialetos regionais. (Symbolbild/ANAG)

Ingressos para o dialeto: Saarlanders está experimentando seus dialetos novos!

Em 10 de abril de 2025, as iniciativas para promover o dialeto de Saarland foram claramente promovidas com a introdução de "Kaat von Dahmm" para todos os municípios e a Associação Regional de Saarbrücken. Esta nova medida visa manter a herança cultural da Saarland viva e fazer com que o dialeto local seja experimentado audiovisualmente. De acordo com sr Também houve uma apresentação da carta para St. Wendel, que também é uma parte importante deste iniciativa.

As cartas não apenas mostram a pronúncia correta dos distritos e distritos do dialeto, mas também recebem ilustrações do conhecido artista Bernd Kissel, que era famoso em "Die Zeit" por seus "Comics Kangaroo". Os cartões também recebem desenhos de pontos turísticos e lendas locais, que são explicadas em mais detalhes em um folheto que o acompanha. Histórias especiais, como a corrida do Ricicus varus com o diabo ou os sintomas de Marien em Marpingen, deixam as lendas locais claras.

Exemplos auditivos e impressões de arte

Para promover o entendimento para os dialetos, também são fornecidos exemplos auditivos, que podem ser acessados ​​na plataforma saarland.de/mundart. Os cidadãos também têm a oportunidade de ordenar o "kaaten" como uma impressão de arte. O secretário ambiental Sebastian Thul apontou a importância de lidar com o lar e a identidade e enfatizou o quão importante é que o dialeto de Saarland continue a desempenhar um papel na vida cotidiana.

Esta nova edição estará disponível para todos os seis municípios de Saarland. O cartão já está disponível para o distrito de Saarpfalz. Bernd Kissel, que agora nasceu em 1978, lidou intensamente com as lendas regionais em sua carreira. Entre 2007 e 2009, ele ilustrou 100 histórias em quadrinhos em várias lendas na região para o Saarbrücker Zeitung, que serviu de base para a cooperação atual com o Ministério do Meio Ambiente, Clima, Mobilidade, Agricultura e Proteção ao Consumidor. A seleção de histórias de Kissel foi adicionalmente complementada pelo ministério.

Uma olhada no futuro

A cooperação entre Kissel e o ministério também produziu novas figuras cômicas que podem ser encontradas no mapa do dialeto e no livreto. Depois de seu tempo no Saarbrücker Zeitung, Kissel também trabalhou para o ZDF e seus "quadrinhos de canguru" foram publicados quase todos os dias online quase diariamente. Em estreita cooperação com Marc-Uwe Kling, o inventor das "Kangaroo Chronicles", ele avançou no desenvolvimento desses quadrinhos.

Em um futuro próximo, também é planejado um mapa digital para o Saarland, que deve oferecer uma perspectiva mais abrangente sobre os dialetos regionais e sua importância cultural. A iniciativa "Kaat von Dahmm" não é apenas uma contribuição para promover o dialeto, mas também um passo na direção certa para a preservação do patrimônio cultural em Saarland.

Details
Quellen