Alunos de Mönchengladbach exploram a responsabilidade histórica em Ysselsteyn

Alunos de Mönchengladbach exploram a responsabilidade histórica em Ysselsteyn
Em 22 de janeiro de 2025, as 10 classes do Hugo-Junkers-Gymnasium Mönchengladbach fizeram uma viagem memorial significativa que lidou com a história da Segunda Guerra Mundial e do Holocausto. Essa iniciativa foi apoiada pelo Federal Exterior Ocredition e pelo Volksbund Deutsche Wargräberfürsorge e ocorreu na reunião e instituição educacional de Ysselsteyn na Holanda. Lá, os alunos conseguiram trabalhar e aprender em cooperação com a mesma idade estudantes do Raayland College em Venray.ysselsteyn, conhecido por seu túmulo de guerra alemão, abriga os túmulos de 31.598 pessoas, principalmente soldados caídos de Wehrmacht da Segunda Guerra Mundial. Isso faz do cemitério um local de descanso único para soldados alemães na Holanda. Os soldados holandeses, poloneses e russos também estão enterrados em Ysselsteyn. No contexto deste site impressionante, os alunos trabalharam em workshops sobre tópicos de guerra, violência e reconciliação.
Insights e discussões
Sob a orientação de historiadores e educadores, os estudantes receberam informações mais profundas sobre a história e conduziram discussões animadas sobre responsabilidades históricas. Essas facetas de lidar com o passado não eram apenas instrutivas, mas também emocionalmente comoventes. Um resultado desse argumento intensivo foi um podcast que o grupo criou sobre a importância do site de guerra Ysselsteyn.
As visitas de locais importantes da perseguição nazista, incluindo o antigo campo de passagem de Westerbork e o campo de concentração de Vught, expandiram a perspectiva dos estudantes e levaram a um novo entendimento da relevância do passado para o presente. Houve uma cooperação notável em inglês entre os estudantes de ambas as escolas, financiada por projetos conjuntos em grupos mistos.
Reflexão e desejos dos participantes
A professora de história Viola Schmidt enfatizou a importância de uma responsabilidade comum pelo futuro, enquanto o professor de história Dimitrios Kritsimos enfatizou o emprego intensivo de jovens com o tópico histórico. Lara W., participante da viagem, contou sobre a impressionante cooperação entre os estudantes de diferentes países e as experiências valiosas que todos conquistaram.
Esta viagem deixou fortes impressões e desejos de mais cooperação européia e a decisão firme de permitir "nunca mais uma guerra" aos alunos. As experiências que você adquiriu em Ysselsteyn e em outros lugares significativas são um passo importante na direção de uma cultura refletida de memória e responsabilidade histórica.
Details | |
---|---|
Quellen |