Questões sociais na campanha eleitoral: os cidadãos exigem mais atenção!

Umfrage zeigt: 72% fordern stärkere soziale Themen im Wahlkampf. VdK kritisiert Prioritäten der politischen Parteien.
A pesquisa mostra que 72% exigem questões sociais mais fortes na campanha eleitoral. O VDK critica as prioridades dos partidos políticos. (Symbolbild/ANAG)

Questões sociais na campanha eleitoral: os cidadãos exigem mais atenção!

Na execução -up para as eleições de Bundestag, as pesquisas mostraram que as questões sociais são significativamente negligenciadas na campanha eleitoral. Uma pesquisa atual de Civey para a Associação Social VDK mostra que 72 % dos pesquisados ​​compartilham essa opinião. O presidente do VDK, Verena Bentele, está preocupado com o fato de os conceitos políticos para fortalecer o estado de bem -estar social devem ser discutidos mais intensamente. Em particular, tópicos como pensões suficientes, um sistema de saúde e saúde que funcionou e acessível, bem como a luta contra a pobreza, estão em primeiro plano. Bentele pede foco mais forte nesse assunto, especialmente na semana decisiva da campanha eleitoral, para atender às necessidades dos eleitores. kabinett online Relatórios de amplo consentimento da afirmação que são percebidos como percebidos como inadequados.

A pesquisa, realizada entre 11 e 13 de fevereiro de 2025, compreendeu 5.000 alemães com 18 anos ou mais. Os resultados são representativos e mostram que apenas 15 % dos entrevistados percebem o tratamento de questões sociais na campanha eleitoral. Outros 10 % acreditam que esses tópicos são excessivamente discutidos. Embora a aprovação de que questões sociais não sejam tratadas adequadamente possa ser encontrada em todos os estados e grupos federais, há uma incompatibilidade particularmente pronunciada no leste da Alemanha, onde quase 80 % têm a sensação de que questões sociais são negligenciadas. vdk em pessoas em particular com pequenas e médias short-s

Duelo político e questões sociais

A falta de atenção aos tópicos sociopolíticos também foi criticada no último duelo entre os principais candidatos dos grandes partidos, Friedrich Merz e Olaf Scholz. Muitos espectadores e analistas perderam discussões fundamentais sobre questões sociais que são cruciais para uma parte significativa do eleitorado.

De acordo com Sonntagsblatt Os táquis-sachhethemen raramente têm influência direta na tomada de decisão dos eleitores. No entanto, é determinado que termos como "justiça social" e tópicos como pensão e aluguel certamente são considerados importantes pelos cidadãos. No entanto, o cientista social Rüdiger Schmitt-Beck observou que a atratividade dos principais candidatos geralmente é ponderada mais do que os tópicos de que estão falando.

Atividades de campanha e interesse do eleitor

Embora muitos cidadãos achem críticos circunstâncias sociais, eles geralmente são menos afetados por reformas sociais específicas, como aumentos no salário mínimo. Peter Matuschek, do Instituto Forsa, descreve o ano eleitoral atual como um mais complexo em sua tomada de decisão do que nos ciclos eleitorais anteriores. As questões sociais que frequentemente estão no centro dos interesses dos eleitores no passado, como as reformas de Hartz, parecem menos relevantes na atual agenda política, uma vez que o SPD, que é tradicionalmente considerado competente em questões sociais, também precisa confiar em outros tópicos na concorrência atual.

Bentele apela aos partidos políticos para cuidar cada vez mais dos interesses dos eleitores no tempo restante antes da eleição e não ignorar os desafios sociais. Um exame mais profundo desses tópicos poderia não apenas aumentar a visibilidade das partes, mas também ajudar a recuperar a confiança dos eleitores.

Details
Quellen