Conceito do banheiro para Leipzig: Emergência sanitária deve ter um fim!

Neustadt an der Weinstraße plant Verbesserungen öffentlicher Toilettenanlagen, um Vandalismus entgegenzuwirken und die Sauberkeit zu fördern.
Neustadt An Der Weinstraße planeja melhorar as instalações do banheiro público para combater o vandalismo e promover a limpeza. (Symbolbild/ANAG)

Conceito do banheiro para Leipzig: Emergência sanitária deve ter um fim!

A pressão sobre a cidade de Leipzig para modernizar suas instalações sanitárias e proteger contra o vandalismo cresce. De acordo com os relatórios de tag24 No passado, o acesso a banheiros públicos era frequentemente demorado, e os sistemas existentes são frequentemente vandalizados e sorriu com grafite. A população claramente expressou seu desejo de melhores instalações sanitárias.

O prefeito Heiko Rosenthal (à esquerda), portanto, apresentou um novo conceito para a infraestrutura do banheiro há três meses. Isso prevê até dez novos banheiros públicos a serem criados, que devem ser colocados em operação em vários locais da cidade até um máximo de 2026. Um orçamento total de 588.000 euros está planejado para as novas instalações, que podem ser usadas sem barreira e gratuitamente, como md

Vandalismo como um problema caro

O vandalismo em instalações sanitárias públicas é um problema generalizado que ocorre não apenas em Leipzig, mas também em outras cidades. Os danos podem causar altos custos de reparo, que geralmente estão na faixa de cinco dígitos, como o . No entanto, não há regulamentos vinculativos contra ações vandalísticas, o que complica ainda mais o problema.

Aktuell no Lene Voigt Park vem executando projetos piloto com novos banheiros de corte a seco desde dezembro de 2023. Estes provaram ser relativamente limpos e registrados 4000 usos por mês com pouco vandalismo. No entanto, um cidadão relatou banheiros extremamente sujos e vandalismo com danos a um incêndio.

Parte do conceito de Rosenthal é levar em consideração a mobilidade e a flexibilidade, e é por isso que a cidade planeja concluir até 20 contratos de cooperação com fornecedores externos. Locais no centro da cidade e em áreas verdes populares, como o Clara-Zetkin-Park e o Rabet District Park, também estão planejadas para atender às necessidades dos moradores e visitantes.

Medidas técnicas para prevenção

Para reduzir o vandalismo, planejadores e arquitetos dependem de diretrizes e recomendações técnicas. De acordo com as diretrizes do VDI, materiais robustos, como aço inoxidável e métodos de construção especiais, devem ser usados ​​para minimizar as áreas de ataque para vândalos. Além disso, recomenda -se medidas simples, como o descarte de haste de trem e conjuntos de drenagem para reduzir possíveis danos.

Os Verdes no Neustadt também reconheceram o problema e anunciaram um teste piloto para o verão de 2026 para melhorar ainda mais a situação. Em vista da alta necessidade de banheiros públicos, é necessário buscar soluções técnicas e amplas relações públicas, a fim de promover o respeito por essas instituições.

Details
Quellen