Reunião dos amantes da natureza: proteção das paisagens naturais em Vogelsberg!

Bundesweites Treffen der „Infozentren“ im Naturpark Vulkanregion Vogelsberg: Fokus auf Naturbewahrung und Herausforderungen.
Reuniões nacionais dos "Centros de Informações" no Parque Natural de Vogelsberg: Concentre -se na preservação e nos desafios da natureza. (Symbolbild/ANAG)

Reunião dos amantes da natureza: proteção das paisagens naturais em Vogelsberg!

Em 31 de janeiro de 2025, uma reunião nacional do Grupo de Trabalho do “Info Center” da Aliança Nacional de Paisagens Naturais ocorreu em Schotten. O anfitrião foi a renomada região de Vulkan Region Vogelsberg, que estava organizando a reunião no vulcão. Nesse evento anual, o foco estava na troca de informações, bem como palestras e excursões. Patrick Krug, o primeiro conselheiro distrital e representante do administrador distrital Dr. Jens Mischak.

Cerca de 28 representantes de diferentes regiões da Alemanha, de Cuxhaven ao sul da floresta negra, participaram da reunião. O objetivo do grupo de trabalho é preservar a natureza em cerca de um terço da área da Alemanha. O Vogelsberg Nature Park, fundado em 1956, é o primeiro e mais antigo Parque Natural da Alemanha. Originalmente mostrado como uma área de proteção da paisagem, a área do parque agora se expandiu para 90.000 hectares.

Experiência de sustentabilidade e natureza

O Parque Natural Vulkanregion oferece uma variedade de oportunidades recreativas, incluindo esqui cruzado, caminhada e mountain bike. A região é conhecida por suas importantes áreas naturais, como as áreas de natura2000, os prados de corte da montanha e o pântano elevado no Breungeshainer Heide. These areas are part of the commitment to promote sustainable use and preservation of biodiversity, which is also part of the initiative of the national-naturlandschafts.de

No momento, no entanto, o Parque Natural enfrenta vários desafios, incluindo o declínio do financiamento estatal, a escassez de trabalhadores qualificados e a mudança de expectativas por parte dos visitantes. O programa da reunião também incluiu um tour pelo vulcão e uma excursão ao Hoherodskopf, enquanto as informações sobre medidas para manter as áreas abertas abertamente, a reformulação dos pântanos e a renaturação das águas foram transmitidas.

Diversas ofertas e tópicos centrais

As inúmeras atrações que o parque tem a oferecer são particularmente notáveis. Isso inclui trilhas para caminhada, lagos de natação, aprendizados florestais e excelentes oportunidades para esportes, como pesca e pilotagem. No inverno, cerca de 50 km de trilhas preparadas e dois elevadores de esqui aguardam visitantes. Além disso, o foco do Parque Natural está na natureza e na pedagogia florestal, apoiada por instalações como o albergue da juventude da Nature Conservation no Hoherodskopf e no Nature Park Information Center.

Os participantes da reunião também foram apresentados pela informação do telefone celular do Habichtswald Nature Park, que serve como um bom exemplo da transferência de informações na região. As palestras que continham relatórios de experiência do Rhön sobre Centros de Informação da História Natural, bem como a palestra final do Dr. Arne Lindemann, chefe da Associação do Museu de Brandenburgo, iluminou a largura dos tópicos relevantes para os representantes.

O papel da ofensiva de qualidade

o bfn.de chama o "Parque Natural Ofensivo de Qualidade", que em 2006 pela Associação de Deutscher Natureparke e. V. foi lançado como um instrumento central para promover e melhorar o trabalho nos parques naturais alemães. O objetivo desta iniciativa é apoiar os parques naturais na aquisição de recursos financeiros e facilitar o intercâmbio com os fabricantes de decisão. De acordo com a ofensiva da qualidade, os parques naturais podem provar seus serviços através de pontos para anunciar como um "parque natural de qualidade" ou "parque natural ofensivo de qualidade do parceiro".

No geral, a reunião em Schotten representa um passo importante no esforço conjunto para tornar o parque natural na Alemanha -à prova de futuro e dominar os desafios da época, enquanto a proteção das áreas naturais e locais culturais únicos é colocada em primeiro plano. Resta ver como os conceitos e iniciativas apresentados estão ancorados na implementação prática do gerenciamento do parque natural.

Details
Quellen