Estudo eleitoral 2025: Greens e pontos de esquerda para os eleitores do LSBTIQ*!

Eine neue Wahlstudie der Universität Gießen untersucht das Wahlverhalten von LSBTIQ*-Personen in Deutschland zur Bundestagswahl 2025.
Um novo estudo eleitoral da Universidade de Gießen examina o comportamento eleitoral das pessoas LSBTIQ*na Alemanha para a eleição de Bundestag 2025. (Symbolbild/ANAG)

Estudo eleitoral 2025: Greens e pontos de esquerda para os eleitores do LSBTIQ*!

O atual estudo eleitoral sobre a eleição de Bundestag 2025, criada por cientistas políticos da Universidade Justus Liebig em Gießen em cooperação com a Associação Lésbica e Gay Alemanha (LSVD), fornece uma visão do comportamento eleitoral da comunidade LSBTIQ*na Alemanha. Este terceiro estudo desse tipo mostra as preferências e desafios específicos da comunidade, que são caracterizados pela falta de dados representativos sobre identidade e orientação sexual nas pesquisas eleitorais tradicionais. Segundo estimativas, existem entre 1,8 e 3 milhões de LGBTIQ*pessoa que tem o direito de votar, mas números precisos geralmente não são claros porque não há pesquisas estatais. Class = "fonte_1"> Men.media Relatado por 6.320 participantes que foram levados em consideração para o estudo mais extenso desse tipo em todo o mundo.

Os resultados do estudo mostram uma clara preferência por Bündnis 90/The Greens com 43,5 % da votação, seguida pela esquerda, que atinge 24,9 %. O SPD está na parte traseira com 7,2 %, CDU/CSU com 3,3 %, volts com 3 %, AFD com 2,8 %e FDP com 2 %. Esse desenvolvimento é particularmente digno de nota, pois comparado ao estudo eleitoral de 2021, todas as partes perderam apoio, exceto a esquerda, pela qual o SPD registrou o declínio mais forte.

Diferenças demográficas e comportamento eleitoral

Um aspecto importante do estudo são as diferenças demográficas no eleitorado. Os eleitores mais jovens com menos de 30 anos tendem a tender à esquerda, enquanto os verdes são mais fortes nas crianças de 40 a 49 anos. Os eleitores mais velhos tendem a tender ao SPD e CDU/CSU. As diferenças regionais também são impressionantes: a esquerda na Alemanha Oriental tem maior consentimento, enquanto os verdes no oeste dominam. lsvd mais eleitores leais.

O conteúdo das partes desempenha um papel crucial na decisão eleitoral. As políticas amigas de LSBTIQ são particularmente importantes para os eleitores da esquerda, verdes e volt. Uma grande maioria dos entrevistados, 93,3 %, apóia a Lei de Auto -Determinação, enquanto tópicos como política educacional, política de saúde e luta contra a discriminação são de importância central para muitos. As diferenças também são mostradas no eleitorado: as lésbicas escolhem principalmente os verdes e a esquerda, enquanto os gays mostram uma maior preferência pelo SPD, CDU/CSU, AFD e FDP. Pessoas de Queere, bissexuais e transpeferos, especialmente os transmembrificadores, tendem à esquerda.

Questões sociais e as perspectivas futuras

O contexto social é de importância crucial no presente estudo. O aumento da hostilidade e violência queer contra LGBTIQ* é alarmante. As demandas políticas sobre a restrição de direitos tornam a visibilidade e a representação na empresa um desafio central. DetailsQuellen