Mudança em Vreden: Johanniter assume a estação de resgate - o que está por trás disso?

Der Betreiberwechsel der Rettungswache Vreden zu den Johannitern erfolgt am 30. Juni 2025, ohne Auswirkungen auf die Versorgung.
A mudança de operadora da estação de resgate em Vreden para o Johannitorern ocorrerá em 30 de junho de 2025, sem efeitos nos cuidados. (Symbolbild/ANAG)

Mudança em Vreden: Johanniter assume a estação de resgate - o que está por trás disso?

Com uma mudança de operadora em 30 de junho de 2025, a estação de resgate Vreden estará sob o patrocínio da ajuda de Johanniter-Accident (JUH) a partir desta data. O Comitê Distrital do Comitê do Distrito de Borken tomou essa decisão em 13 de março de 2025 e entrega a responsabilidade do operador anterior, o Borken da Associação do Distrito DRK. A mudança de operador ocorre como parte de um procedimento de licitação padrão, pois o contrato com o DRK expira.

De acordo com um comunicado de imprensa do distrito de Borken, essa mudança não afeta o escopo dos serviços ou a localização da estação de resgate. O Johanniter, como uma organização sem fins lucrativos, tem muitos anos de experiência nos serviços de emergência. Isso permite que os cidadãos de Vreden confiem em um alto nível de serviços de emergência, pois a União Verdi também determina em vista da situação.

Preocupações de qualidade para mudar de provedores

Nem todas as vozes são positivas. Os especialistas alertam sobre possíveis efeitos negativos que possam ter a mudança frequente de fornecedores sobre a qualidade do Serviço de Resgate. Em Düsseldorf, havia esforços para estabelecer serviços privados de emergência que se reuniram com críticas. Verdi expressa preocupações de que os provedores privados trabalhem de maneira orientada ao lucro e, assim, influenciem a qualidade dos cuidados de emergência.

Para iluminar esse tópico, a ajuda de joaniter-acidente exige extensas reformas no campo dos cuidados de emergência. Um projeto de lei sobre a reforma, enviado ao JUH em 7 de junho de 2024, inclui regulamentos importantes, mas também existem vozes críticas. Thomas Mähnert, membro do Conselho Executivo Federal do JUH, enfatiza a necessidade de um planejamento sustentável dessa reforma e o acoplamento do planejamento da demanda nos serviços de emergência ao planejamento hospitalar.

Desafios nos serviços de emergência

A Associação Interdisciplinar Alemã de Medicina Intensiva e de Emergência (DIVI) também pediu uma reforma abrangente dos serviços de emergência. Em um documento de posição publicado em 17 de janeiro de 2025, são abordados desafios centrais, como uma escassez de trabalhadores qualificados e mudanças demográficas. As sugestões para melhorar a eficiência e a eficácia dos serviços de emergência incluem indicações claras de uso e a redução de conceitos errôneos.

Além disso, o artigo Divi visa desenvolver ainda mais paramédicos de emergência: dirigir por dentro e expandir suas tarefas sem presença médica. Esses finais e demandas desenham uma imagem de serviços de emergência baseados nas necessidades da população e precisam trabalhar com métodos e tecnologias modernos.

No geral, a reforma dos cuidados de emergência não será apenas um desafio decisivo para Vreden, mas para toda a Alemanha. A nova administração da estação de resgate pelo Johanniter pode ser um passo na direção certa, mesmo que a conexão e a continuidade dos serviços permaneçam da maior importância para todos os cidadãos.

Details
Quellen