Viena planeja a maior memória de água potável do mundo: um bilhão de litros!

Viena planeja a maior memória de água potável do mundo: um bilhão de litros!
Viena está investindo no futuro do abastecimento de água potável: em Neusiedl Am Steinfeld, a maior memória de água potável fechada do mundo está sendo construída. Este projeto ambicioso inclui uma capacidade de armazenamento de cerca de um bilhão de litros e alcançará dimensões mais altas que a Catedral de St. St.. O novo edifício faz parte da estratégia abrangente da água potável "Wiener Wasser 2050", que visa adaptar a infraestrutura de água à crescente população e mudanças climáticas. O prefeito de Viena, Michael Ludwig, enfatiza a prioridade de segurança no suprimento de água, especialmente em vista dos crescentes desafios devido a eventos climáticos extremos devido às mudanças climáticas que poderiam ameaçar a disponibilidade de água da primavera.
O reservatório existente em Neusiedl/Steinfeld, que atualmente possui um volume de 600 milhões de litros, é expandido em 70 % para um total de 1 bilhão de litros. As obras, que devem começar em dezembro de 2024, serão realizadas em duas etapas. Até o final de 2028, o volume de armazenamento será aumentado em duas câmaras adicionais (200 milhões de litros). A partir de 2029, as outras duas câmaras e a reforma da infraestrutura existente se seguirão. Os custos totais para o primeiro estágio são de cerca de 98 milhões de euros. Cerca de 35.000 metros cúbicos de concreto e 5.400 toneladas de aço são necessárias para este projeto.
Proteção da riqueza da água
A Áustria pode olhar para trás uma riqueza significativa de água, mas isso não é considerado garantido. A cidade de Viena planeja poder armazenar até dois bilhões de litros de água potável até 2050. Esse valor cobriria o consumo atual de água em Viena por apenas cinco dias. Em vista da crescente população, um aumento nos requisitos de água é previsto em 15 %, o que traz consigo uma necessidade urgente de adaptar a infraestrutura de água.
Um terço das medidas para melhorar e expandir a infraestrutura de água em Viena foi implementada desde 2022. Os projetos concluídos com sucesso incluem o aumento nos tanques de armazenamento do tanque de água de Schafberg de 23 milhões para 60 milhões de litros. Além disso, foram realizados 365 canteiros de obras, 160,82 quilômetros de oleodutos foram renomados ou renovados, e a linha de transporte entre Hungerberg e Lainz está prestes a ser concluída.
Sustentabilidade e inovação
Os futuros trabalhos hidráulicos na ilha de Danúbio, cuja expansão está programada para começar no outono de 2025, poderá fornecer até 1.000 litros de água potável por segundo. Além disso, 16 plantas hidrelétricas de consumo apóiam o suprimento, criando mais energia do que é necessário, e a 17ª usina em Döbling já está em construção e será concluída até 2026.
Esses investimentos na infraestrutura de água não são projetados apenas para garantir a segurança do fornecimento, mas também trabalham com abastecimento de água potável sustentável e ambientalmente amigável. O conselheiro climático Jürgen Czernohorszky enfatiza a necessidade de reformas e extensões de recipientes de água existentes para enfrentar desafios futuros. A cidade de Viena conta com uma abordagem holística que também leva em consideração o uso de energias renováveis, que está relacionada aos sistemas fotovoltaicos em Moosbrunn e no Buchberg.
As medidas para melhorar o abastecimento de água que submeterem a infraestrutura aqua e se concentram nas inovações que visam não apenas proteger a riqueza de água da região, mas também preservar para as gerações futuras. Em vista do aumento das disputas judiciais sobre os direitos da água na Baviera entre 2012 e 2022, isso é ainda mais urgente.
A ambiciosa estratégia de água potável não é apenas percebida como uma resposta às necessidades agudas, mas como um conceito sustentável de que a cidade de Viena deveria levar a um futuro seguro e rico em água. Atualizações regulares adicionais para o progresso do projeto são esperadas e os cidadãos podem esperar o abastecimento de água sustentável e seguro nas próximas décadas.
Para obter mais detalhes e informações sobre a estratégia de água potável em Viena, visite a imprensa , wien.gv.at e dvgw .
Details | |
---|---|
Quellen |