O cientista recebe um prêmio de avanço na pesquisa feminina!

O cientista recebe um prêmio de avanço na pesquisa feminina!
Em 1º de março de 2025, Ivana Winkler, do Centro de Pesquisa em Câncer Alemão (DKFZ), recebeu o Prêmio de Excelência em Ciências 2024 da Fundação Bayer na categoria de ciência de dados. Ela recebeu essa honra por seu trabalho inovador para investigar a capacidade reprodutiva feminina e seus efeitos na saúde. A pesquisa de Winkler enfatiza a conversão dos órgãos do trato reprodutivo feminino durante o ciclo sexual, um processo que pode levar à fibrose e à inflamação crônica ao longo dos anos. É pós -doutorado no departamento de prevenção molecular e computacional do DKFZ e examinou sistematicamente mudanças na atividade genética e na morfologia em todos os órgãos afetados em camundongos. O trabalho de Winkler é baseado na percepção de que o trato reprodutivo feminino está sujeito a conversões mensais para se preparar de maneira ideal para a ovulação ou gravidez. Estudos anteriores têm sido frequentemente limitados a exames microscópicos de órgãos ou genes individuais. Em sua pesquisa, Winkler criou um atlas celular abrangente do trato reprodutivo feminino. Ela mostrou que eventos fisiológicos, como ovulação, menstruação e implantação, são frequentemente associados à inflamação.Conexão entre inflamação e reprodução
A investigação mostra que as células do tecido conjuntivo inflamatório, também conhecidas como fibroblastos, desempenham um papel central nos processos de conversão e o controle da inflamação. O trato reprodutivo feminino pode remover com eficiência a inflamação cíclica e, assim, receber a função reprodutiva. No entanto, a inflamação persistente pode se tornar crônica e subsequentemente levar à fibrose.
Potencial para novas terapias e consequências de longo prazo
O trabalho de pesquisa pode não apenas ter um impacto na ciência, mas também oferecer abordagens terapêuticas para combater o câncer nos órgãos reprodutivos das mulheres. Estudos anteriores que foram publicados na revista Cell, entre outras coisas, mostram as consequências a longo prazo do trato reprodutivo feminino em camundongos. Essas investigações mostraram que a conversão dos órgãos - incluindo ovários, tubos de falópio, útero, colo do útero e vagina - tem um impacto na saúde durante cada ciclo menstrual. Além disso, os pesquisadores mostraram que o grande número de ciclos menstruais poderia estar associado a um risco aumentado de câncer uterino. Eles também identificaram quase 300 variações de genes que influenciam a vida útil reprodutiva das mulheres. A manipulação do gene Chek1 e Chek2 em ratos levou a uma extensão da vida útil reprodutiva de cerca de 25 %. Mulheres com gene Chek2 inativo têm uma menopausa posterior.A relevância desses resultados se estende além da pesquisa básica. Desenvolvimentos em aplicações de pesquisa e médicos podem ser derivados do conhecimento.
No todo, o trabalho de Ivana Winkler mostra a complexa interação entre os controles hormonais e os efeitos a longo prazo da inflamação. Ele abre novas perspectivas em pesquisas sobre doenças crônicas e sua prevenção.
The Early Excellence in Science Award is awarded annually in the categories of biology, chemistry, medicine and data science from the Bayer Foundation and is each endowed with 10,000 euros, such as MRN-News relatou.
Esses desenvolvimentos significativos no campo da pesquisa reprodutiva também podem estar relacionados a iniciativas que tentam combater a inflamação crônica em outras áreas da medicina. An example of this is the project "Targeting Ahr Dependent Inflammation for Organ Protection" at the Charité-University Medicine Berlin, which deals with the mechanisms of inflammation in connection with nutrition, such as ärzteblatt . No geral, a combinação de análises genéticas e pesquisa translacional oferece uma abordagem abrangente para melhorar a saúde reprodutiva das mulheres e salvar o potencial de reprodução por meio do ciclo de vida.
Details | |
---|---|
Quellen |