Lobos: A nova peça se concentra em papéis de gênero e esperança!
Lobos: A nova peça se concentra em papéis de gênero e esperança!
No domingo, a peça "Wölfinnen", de Julia Haenni, comemorou sua estréia na pequena casa do teatro da cidade. A direção assumiu Mathilde Lehmann, que, como gerente da divisão de jovens, já ganhou reconhecimento por seu trabalho. A peça é destinada a uma audiência a partir dos 15 anos e lida com as experiências de pessoas não masculinas com papéis de gênero, perigos e violência. O subtexto central pergunta: "Eu tenho que ter medo ou vale a pena esperar?"
Julia Haenni, que recebeu recentemente o prêmio de teatro da juventude alemão por seu pedaço de "Fear ou Rabbit", também está presente com seu trabalho "fodaneta" no palco do Gießen Studio. Em "Wolves", integra uma versão assustadora moderna do clássico conto de fadas "Little Red Riding Hood". O conjunto selecionado é composto de atores talentosos: Anna Huberta Präg, Dascha Ivanova, Noémie Ney e Jasha Eliah Deppe. O último é uma pessoa não binária que impressionou particularmente ao fazer um teste para o jovem conjunto.Sustentabilidade no palco
O design do palco da peça é sustentável e usa materiais de produções anteriores como "O Senhor das Moscas" e "The Girls 'School". Os figurinos de Nanako Oizumi também são caracterizados por um caráter combativo e provocativo que é alterado várias vezes. Dessa forma, o teatro não apenas reflete tópicos contemporâneos, mas também a necessidade de mudar na encenação.
O compromisso de Haennie com a visibilidade das mulheres no teatro vai além dos "lobos". Em trabalhos anteriores, como "Mulher na floresta" e "Mulher desaparece", ela abordou a representação muitas vezes abrangente das mulheres no teatro. "As mulheres são frequentemente apresentadas como figuras passivas ou objetos sexuais", diz Haenni. Suas peças estão comprometidas em contar histórias em que as mulheres e suas perspectivas são o foco.
Perguntas de gênero no teatro
Haenni não está apenas trabalhando na visibilidade das mulheres, mas também nos papéis de gênero em geral. Como um estudo encomendado pelos shows da Convenção Teatro Europeia, os homens geralmente dominam em posições de liderança na indústria cultural, enquanto as mulheres agem em papéis mais precários. O estudo revela que menos de 40% das principais posições artísticas e relacionadas à produção são ocupadas por mulheres.
Os dados determinados ilustram que as equipes sob gerenciamento feminino são geralmente mais diversas e possivelmente também mais inovadoras. Recomenda -se que o teatro se torne mais relevante pelas mudanças estruturais e pela consideração da diversidade. Isso é particularmente importante depois que o mundo do teatro sofreu grande pressão e engarrafamentos de tráfego de produção através da pandemia.
Combinando artes e responsabilidade social, Julia Haenni ajuda a promover o discurso sobre as relações de gênero e sua apresentação. Seus trabalhos, incluindo a nova peça "Don Juan. Eschöpipte Men", convidam você a questionar os padrões e desenvolver narrativas alternativas.
Details | |
---|---|
Quellen |