Greves aduaneiras: 210.000 cigarros eletrônicos ilegais em Saarlouis garantidos!

Zoll in Saarlouis beschlagnahmt 210.000 illegale E-Zigaretten; Steuerschaden von 1,4 Millionen Euro. Ermittlungen dauern an.
Alfândega em Saarlouis confiscou 210.000 cigarros eletrônicos ilegais; Danos fiscais de 1,4 milhão de euros. As investigações estão em andamento. (Symbolbild/ANAG)

Greves aduaneiras: 210.000 cigarros eletrônicos ilegais em Saarlouis garantidos!

Em 3 de fevereiro de 2025, o relatório das autoridades sobre o enorme confisco de cigarros eletrônicos ilegais em Saarland Saarlouis. Em uma campanha em 9 de janeiro, a alfândega garantiu quase 50 paletes com cerca de 210.000 cigarros eletrônicos ilegais que não foram tributados e não foram aprovados na Alemanha. Os danos fiscais estimados representam cerca de 1,4 milhão de euros. Nesse contexto, um suspeito de 39 anos foi preso, indicando as informações de outro procedimento.

Os cigarros eletrônicos ilegais aparentemente foram destinados ao envio aos usuários finais na Alemanha e em outros estados membros da UE. Os produtos foram projetados para uso em um tempo e continham mais líquido contendo nicotina do que é permitido de acordo com os regulamentos alemães. A remoção dos bens confiscados ocorreu com o apoio da organização de socorro técnico.

Investigações em outros estados federais

Além dos eventos em Saarlouis, extensas pesquisas ocorreram em várias cidades como Düsseldorf e Mönchengladbach em 16 de janeiro. Ao fazer isso, os investigadores aduaneiros pesquisaram vários endereços da empresa, depósitos e objetos residenciais. Um total de 50 paletes de euros com cigarros eletrônicos ilegais e dinheiro de 75.000 euros, documentos falsos e até uma arma longa com munição foram garantidos. A investigação do Escritório de Investigação Aduaneira de Essen, que está em andamento desde o final de 2023, está relacionada à importação, armazenamento e revenda de cigarros eletrônicos não controlados e não transportáveis.

Em Mönchengladbach, em particular, a alfândega conseguiu garantir que quase 30.000 cigarros eletrônicos ilegais com um dano estimado em cerca de 150.000 euros. Além disso, cerca de 42 paletes com cigarros eletrônicos ilegais foram confiscados em Hermeskeil. As autoridades estão atualmente assumindo uma investigação em andamento, uma vez que novas suspeitas de várias pessoas do ambiente afegão e chinês estão se tornando claras.

Antecedentes legais

Os ataques a cigarros eletrônicos ilegais fazem parte de uma estratégia mais ampla para combater o comércio ilegal de tabaco na Alemanha. Os líquidos para cigarros eletrônicos são tributáveis ​​desde 1º de julho de 2022, em que o imposto sobre o tabaco é de 0,26 por mililitro. As violações deste regulamento não são apenas perseguidas pelo direito civil, mas também criminosas. As autoridades aduaneiras alertam que os produtos ilegais e falsos de tabaco são frequentemente produzidos em condições higienicamente questionáveis, que também carregam riscos à saúde.

Em outro controle em Friedberg (Wetteraukreis), os costumes também foram capazes de garantir mais de 1,6 milhão de cigarros não montados e presumivelmente falsos e tabaco agitado produzido ilegalmente. Os danos tributários totais para esse valor são estimados em mais de 350.000 euros. A investigação neste caso é direcionada contra um suspeito de 46 anos, que está em observação desde o outono do ano passado devido à violação da lei tributária do tabaco.

Em resumo, esta série de ações mostra a determinação das autoridades aduaneiras de agir contra comércio ilegal em cigarros eletrônicos e produtos de tabaco. Isso não apenas ilustra as dificuldades associadas à conformidade com os regulamentos no comércio de tabaco e cigarro eletrônico, mas também os efeitos financeiros significativos para o estado.

Details
Quellen