A história por trás do hino BVB: Você nunca vai andar sozinho conquistou o estádio
A história por trás do hino BVB: Você nunca vai andar sozinho conquistou o estádio
No coração da cultura do futebol de Dortmund, o hino "Você nunca vai andar sozinho", que pegou inconfundivelmente pelo parque Iduna Signal antes do jogo em casa do BVB contra o FC Bayern em 30 de novembro. Bruno "Günna" Knust, o lendário porta -voz do estádio que trouxe este hino para o estádio, fez uma contribuição significativa à sua popularidade. Ele relatou que a música data do musical "Carousel" de 1945, que é baseado na peça húngara "Liliom", de Ferenc Molnár. A versão capa da banda Gerry e os marcapassos da década de 1960 transformou a música internacionalmente popular e a transformou em um símbolo da comunidade e apoio entre os fãs de futebol.
"Günna", como é chamado na cena dos fãs, tocou a melodia pela primeira vez no Estádio Westfalen há quase 30 anos. Essa decisão ocorreu após uma fase em que a música do estádio foi criticada como pouca convidativa. "O desfile de sucesso dos atacantes de vendas de Saturno" foi sentido pelos fãs como inadequados, e houve queixas severas de que o público não podia cantar corretamente. O clube reagiu ao iniciar a busca por "músicas compatíveis com estádios", juntamente com o arquivista BVB Gerd Kolbe e finalmente retornando ao famoso hino.
Uma música com história
"Você nunca vai andar sozinho" tem muito mais do que apenas um histórico musical. Jürgen Klopp, que esteve envolvido na ação como treinador do Borussia Dortmund, ouviu a música mais de 300 vezes antes de mudar para o Liverpool em 2015. O hino não apenas ancorou em Dortmund, mas também em outros clubes de futebol como Celtic e Feyenoord. Após a vitória da Historic Cup Cup Cup de Dortmund contra o Liverpool em 1966, o poder simbólico da música foi reconhecido e a levou para sua própria cultura de fãs.
das raízes ao significado de hoje
O hino não apenas se tornou mais importante na Alemanha, mas também no futebol europeu. Dortmund, Mainz, Celtic e Liverpool são os clubes mais proeminentes que cantam a música antes dos jogos. Outros clubes como St. Pauli, Kaiserslautern, Twente e até FC Tóquio também integraram a melodia às suas tradições do estádio. Em Dortmund, a música é celebrada como única e distinta, e a convicção de que o hino é mais do que uma música se matriculou firmemente na identidade cultural da associação.
Bruno Knust e os fãs fizeram do hino a alma do futebol de Dortmund. A trágica perda de Gerry Marsden, a cantora da versão original, é colocada na sombra pelo amor contínuo e pelo público, que continua a cantar "Você nunca vai andar sozinho". Dortmund fez do hino um símbolo de coesão que vai muito além do futebol e toca gerações de corações de fãs.
Details | |
---|---|
Quellen |
Kommentare (0)