Watzke se retira: Quem está liderando o Borussia Dortmund agora?

Hans-Joachim Watzke tritt 2025 als BVB-Geschäftsführer zurück; Lars Ricken übernimmt die sportliche Verantwortung.
Hans-Joachim Watzke renunciou como diretor administrativo da BVB em 2025; Lars Ricken assume responsabilidade esportiva. (Symbolbild/ANAG)

Watzke se retira: Quem está liderando o Borussia Dortmund agora?

Hans-Joachim Watzke renunciará como presidente da gerência do Borussia Dortmund (BVB) no final de 2025. O homem de 65 anos anunciou isso depois que já havia dado responsabilidade esportiva no verão de 2024. Desde então, ele participou menos da equipe, não há mais visitas à equipe. Em casos especiais, Lars Ricken, que assumiu o esporte da BVB do esporte desde 1º de maio de 2024, se comunica com os jogadores.

Watzke tem grande confiança em Ricken e enfatiza sua experiência e qualidade. A retirada de Watzke deve ser vista como uma etapa "irrevogável e voluntária". Apesar de sua decisão, Watzke expressou que não era fácil para ele desistir da responsabilidade esportiva, pois essa sempre foi uma de suas maiores paixões. Ele alertou Ricken da pressão associada à posição e notou que ela se tornaria mais solitária quando você estiver nesse papel.

Desafios para Lars ricken

A situação esportiva da BVB pode ser um desafio especial para Ricken. O clube coletou apenas dez pontos após seis jogos e atualmente está em sétimo lugar na mesa. Ricken, que experimenta seu primeiro vale esportivo como chefe da BVB, se vê confrontado com a tarefa de promover a coesão na equipe após uma derrota contra a Union Berlin (1: 2) e uma vitória contra o Celtic Glasgow (7: 1). Até agora, no entanto, ele está segurando verbalmente e planeja usar o intervalo internacional para motivar os jogadores a maximizar seu desempenho.

Além disso, Watzke não participou das “rodadas de elefantes” tão chamadas nesta temporada, que corre Ricken. Nessas rodadas, os tópicos e sua duração determinam. Juntamente com o diretor esportivo Sebastian Kehl, Ricken também esteve envolvido nas negociações do contrato com o treinador Nuri Sahin, enquanto Watzke saiu da sala. Esses desenvolvimentos mostram que Ricken agora assumiu totalmente a responsabilidade pelas preocupações esportivas do clube e enfrenta o desafio de dominar a primeira pequena crise como chefe da BVB, como
Details
Quellen