80 anos de liberdade: Berlim comemora 8 de maio de 2025 como feriado!

Der Artikel beleuchtet den 8. Mai 2025 als offiziellen Feiertag in Deutschland und die historische Bedeutung dieses Datums für Europa, insbesondere im Kontext des Zweiten Weltkriegs.
O artigo ilumina 8 de maio de 2025 como férias oficiais na Alemanha e a importância histórica dessa data para a Europa, especialmente no contexto da Segunda Guerra Mundial. (Symbolbild/ANAG)

80 anos de liberdade: Berlim comemora 8 de maio de 2025 como feriado!

8 de maio de 2025 é comemorado na Alemanha como um feriado muito especial. Este ano, o dia da libertação em que a rendição incondicional do Wehrmacht alemão foi assinada em 1945 é a mais oito vez. Nesta ocasião, Berlim declara 8 de maio de 2025 como o feriado oficial uma vez. A data importante cai em uma quinta -feira, que oferece aos Berliners a oportunidade de desfrutar de um longo fim de semana com um dia de férias em 9 de maio. Isso é particularmente digno de nota, já que Berlim tem uma das figuras de férias mais baixas entre os estados federais.

8 de maio é comemorado não apenas na Alemanha, mas também em vários países europeus como um dia de libertação ou dia de vitória. É uma reminiscência do fim da Segunda Guerra Mundial na Europa e da libertação do socialismo nacional. Por volta de 8 de maio, o contexto histórico na República Federal da Alemanha está sendo cada vez mais lembrado. No passado, 8 de maio não era um grande dia de comemoração, mas desde o seu reconhecimento oficial no Bundestag em 1970, ganhou importância. Richard von Weizsäcker descreveu o dia de 1985 como o "Dia da Libertação" e, desde então, tem sido cada vez mais valorizado político e socialmente.

O contexto histórico de 8 de maio

Em 8 de maio de 1945, a Generalfeldmarschall Wilhelm Keitel assinou o segundo certificado de capacidade na sede soviética em Berlim-Karlshorst. Esta foi a rendição incondicional de todas as forças armadas alemãs. O horário da rendição foi estabelecido em 8 de maio, 23h01. Depois que as brigas em Berlim terminaram em 2 de maio de 1945, todo o país estava nas mãos dos aliados. O empurrão do Exército Vermelho e as lutas violentas levaram à derrota total do regime socialista nacional e formaram um ponto de virada na história alemã.

Em abril e primeiro de maio de 1945, a população de Berlim foi caracterizada por enormes medos e o caos da guerra. Muitos procuraram proteção em bunkers, enquanto as lutas se tornaram mais intensas. A rendição foi acelerada por uma ordem Führer de 22 de abril de 1945, que teve consequências trágicas para civis e soldados.

Regulamentos de férias na Alemanha

Berlim compartilha a maioria dos feriados com outros estados federais. North Reno-Pestphalia, Mecklenburg-Western Pomerania e Saarland também têm onze feriados estatutários, enquanto um número menor é oferecido na Baviera e Baden-Württemberg. Essas diferenças regionais também são mostradas nos diferentes férias, como o "Festival da Paz de Augsburg" na Baviera em 8 de agosto ou "Maria Himmelfahrt", que é celebrada nas comunidades católicas.

Em 2025, 8 de maio não será apenas um dia de comemoração, mas também um feriado legalmente reconhecido em Berlim. A importância dessa data na história alemã e a consciência que ela causa no discurso social levam a milhões de pessoas ansiosas por este feriado adicional. As chip.de , it is above all the memories of the liberation and the renewal of peace and democracy be honored that day.

Details
Quellen