Glacier do aborto em Blatten: a mudança climática ameaça nossa vila!

Innsbruck im Kontext des Klimawandels: Gletscherabbruch in Blatten, Naturgefahren und die Bedeutung von Frühwarnsystemen.
Innsbruck no contexto das mudanças climáticas: aborto em riscos naturais e de Blaten e a importância dos sistemas de alerta precoce. (Symbolbild/ANAG)

Glacier do aborto em Blatten: a mudança climática ameaça nossa vila!

Blatten, Schweiz - Um evento dramático atingiu fortemente a pequena vila suíça de Blatten: um aborto enorme destruiu quase completamente a vila na semana passada. Mais de três milhões de metros cúbicos de rocha, gelo e material rasgado caíram no vale a cerca de 1000 metros de altitude, o que moldou o chão em poucos minutos. Felizmente, graças a um sistema de alerta antecipado, cerca de 300 habitantes: dentro das folhas dias antes, foi evacuado, mas um homem continua faltando. A situação em Blatten é tensa porque o rio Lonza foi guardado através da rocha e gelo invadidos, o que levou à criação de um novo lago. Este lago sobe rapidamente e agora ameaça comunidades adicionais.

O geógrafo Margreth Keiler e a glaciologista Andrea Fischer, do Öaw, enfatizam que a situação deve ser observada de perto nos próximos dias e semanas. Fischer fala de um evento em cascata em que um incidente implica no próximo. Desenvolvimentos semelhantes nos ALPs estão se acumulando e as mudanças climáticas são um fator central, mesmo que não seja o único gatilho.

A mudança climática impulsiona quebras de geleiras

Como o especialista explica: O aumento das temperaturas leva ao fato de que o intercambiável no piso permafrost muda cada vez mais fundo para as montanhas. A derretimento da água penetra nas lacunas de rocha, aumenta as tensões na rocha e, assim, põe em risco a estabilidade. Tais sinais de adaptações não são um caso isolado; Eventos semelhantes nos Alpes ocorreram nos últimos anos. Quase 500 metros de altura é a parede de rochas acima da geleira de bétula, que se tornou instável ao derreter o permafrost, que é visto como uma das principais causas do aborto. O permafrost, que tem uma função de estabilização decisiva para regiões montanhosas, esticada e leva a riscos naturais, como quedas de rocha e deformações do solo.

Na Áustria, atualmente não existem situações comparáveis ​​a serem observadas, mas eventos semelhantes não são excluídos. Os assentamentos da Áustria geralmente estão mais longe das geleiras, mas a ameaça das mudanças climáticas também afeta nosso país. Já existem sinais de um aumento de movimentos de pedra, comprimentos de murgeon e línguas instáveis ​​das geleiras. Os cientistas estão, portanto, exigindo que a Áustria lide estrategicamente com esses novos riscos naturais e estabelece um sistema de alerta baseado em evidências para movimentos de massa e riscos naturais. Em outros países alpinos, como a Suíça, já existem melhores interfaces entre ciência, administração e a população em termos de medidas e ajustes preventivos.

A necessidade de medidas de adaptação

Os danos causados ​​pelos últimos eventos naturais são consideráveis. O professor Dr. Michael Krautblatter, da Universidade Técnica de Munique, enfatiza que medidas estruturais, como paredes de proteção de avalanche, atingem seus limites e geralmente não são suficientes. A instalação de sistemas de alerta precoce em locais ameaçados é considerada uma medida necessária para minimizar os danos futuros e garantir a segurança da população. A população também deve ser informada sobre os riscos e é importante desenvolver opções de adaptação para os afetados. A mudança climática chegou à Áustria e também causará esses eventos se não forem tomadas medidas eficazes.

O caso Blatten representa assim um apelo urgente à política, ciência e sociedade de lidar mais intensamente com os desafios climáticos e agir ativamente para aumentar a segurança nos Alpes.

Details
OrtBlatten, Schweiz
Quellen